Os/as trabalhadores/as da educação pública de Mato Grosso concretizaram mais uma conquista patrimonial. A Chácara de Lazer, na região do Coxipó do Ouro, em Cuiabá, foi entregue no domingo (03.06). O espaço, com cerca de 10,5 hectares, recebeu cerca de 500 profissionais e suas respectivas famílias para a visita e comemoração de mais essa conquista.
O frio e a garoa que chegaram no final de semana à capital do estado não inviabilizaram a participação dos/as profissionais da educação que aproveitaram o dia em atividades recreativas, como jogo de futebol, jogos de salão, dançando ao som de música eletrônica e som ao vivo, com o grupo do professor Firmino de Paula. Muitos preferiram descansar embaixo de quiosques e na varanda da casa sede. “Estamos finalizando as obras para poder garantir o conforto dos companheiros/as para que possam desfrutar o espaço com qualidade”, informou o presidente Henrique Lopes.
Durante o dia de atividades o presidente Henrique Lopes ouvindo a opinião dos/as filiados/as acolhendo sugestões de melhorias. Henrique reafirmou que nem só de luta vivem os/as trabalhadores/as, cultura, esporte e lazer são fundamentais. “Essa é uma possibilidade a mais para os nossos momentos de descontração e de lazer”, disse.
Para a professora Luzineide Josefa Mendes, da rede municipal de Diamantino, as novas instalações fortalecem a participação. Desde o ingresso no sindicato, no início dos anos 2000, pode constatar o crescimento da luta coletiva. “Hoje trouxe minha filha para compartilhar dessa grandeza. É um espaço maravilhoso e um investimento para categoria. Espero que fortaleça a participação de mais profissionais”, disse.
“Os investimentos são feito a medida do possível, já que nossas prioridade são a luta para conquistas como as consolidadas durante as duas greves de 67 dias (2013 e 2016). A entrega da Chácara foi feita pelos membros da direção executiva do Sintep/MT, lembrando a colaboração para essa conquista, daqueles companheiros e companheiras que não estão mais presentes (Lúcia de Lourdes, Marli Keller, Silvio Paccini, Manuel). “Todos sonhamos juntos por esse espaço, mas mesmo ausentes estão de alguma forma vivos nessa concretização”, afirmou o presidente.
Adquirida em 2014, a chácara recebeu estrutura nos últimos quatro anos. Possui quiosques, piscinas adulto e infantil, quadra de areia, campo de futebol, tanques abastecidos. A área é limitada pelos rios Coxipó do Ouro e Piçarrão e possui um trecho de mata nativa, cujo interesse é oferecer um espaço de lazer e educação ambiental, para ser utilizado pelas unidades escolares de Cuiabá, Várzea Grande e região, em visitas educativas. A regulamentação de uso será apresentada nos próximos 120 dias.
O descerramento de placa no espaço onde quatro mastros sustentam as bandeiras símbolos para a categoria. São elas: a bandeira da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação (CNTE), representando a força nacional dos/as educadores/as; a da Central Única dos Trabalhadores (CUT), o qual o Sinrtep/MT é integrado de 1988, e que representa a participação na defesa dos/as trabalhadores/as de todas as categorias; o símbolo da Internacional da Educação para América Latina (IEAL), representando a foça latina dos/as educadores/as; e o escudo do Sintep/MT, retratando que a luta não é feita apenas por uma pessoa mais pelo conjunto de profissionais da educação.
Confira fotos no facebook do Sintep-MT
*Atualizado 25/07/2018
Assessoria/Sintep-MT