Entidades Sindicais de 10 países participam durante dois dias (22 e 23.07), em Cochabamba, Bolívia, da reunião internacional de educadores/as sobre a onda privatista na educação pública no mundo. O encontro promovido pela Internacional da Educação para a América Latina (IEAL), entidade a qual integra a Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação (CNTE) e todos os sindicatos e associações brasileiros filiados, iniciou na noite de domingo com apresentações culturais e abordagem conceitual sobre as defesas da Educação Pública e Gratuita. 

A escola de formação de professores recepcionou os participantes trazendo danças típicas e manifestações culturais do povo boliviano com mensagens simbólicas frente a   temática do evento, que diz não à privatização e à hierarquização dos processos educativos. Com gesto simbólico da partilha de alimentos, o grupo cultural demonstrou a necessidade da integração, interação, da não hierarquização e mais, que se reconheçam as práticas culturais de estudantes considerando o mundo e a vida das pessoas, como orientava Paulo Freire.

“A reunião é importante espaço de fortalecimento da luta pela educação como direito e de qualidade socialmente referenciada. Pudemos conferir na abertura cultural muito além do pronunciamento das instituições sobre aquilo que defendemos como educação”, observou a presidente do Sintep/MT, Jocilene Barboza, presente na atividade que é parte do movimento pedagógico latinoamericano.

A Bolívia é palco da discussão contra a privatização da educação, pois o pais que tem a responsabilidade exclusiva na formação de professores, demonstra o quanto é estratégico o papel do Estado na Educação. Os debates continuarão durante esta segunda-feira (23.07) com palestras sobre o Panorama Político Educacional; Privatização, mercantilização e financiamento educativo; e Qualidade Educacional e processos de avaliação: qual deve ser o perfil de um modelo educativo democrático e inclusivo no âmbito do movimento pedagógico latino-Americano.

Participaram das mesas de debates o secretário geral da internacional da educação, David Edwards; Hugo Yasky, presidente do Comitê Regional da internacional da educação para a América Latina; Fátima da Silva, vice-Presidente do Comitê Regional da internacional da educação para a América Latina; Roberto Leão, vice-presidente Mundial da internacional da educação; Sonia Alesso, secretária geral de ctera e membro do executivo mundial da IEAL;  Angelo Gavrielatos, diretor da campanha global em frente à privatização e ao comércio educativo; Heleno Araújo, presidente CNTE, Brasil; Comberty Rodríguez, coordenador principal da IEAL e Gabriel Castro, coordenador da IEAL

Confira a transmissão do evento

 

 

Assessoria/Sintep-MT

Foto: Rosilene Correia do Sinpro DF

Cuiabá, MT - 23/07/2018 13:00:43


Print Friendly and PDF

Exibindo: 2351-2360 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter