Com o objetivo de inserir os novos e novas concursadas da Educação nas lutas da categoria, a subsede do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso, em Rondonópolis (228 km ao sul da capital), realiza dia 21 e 22 de setembro, na Escola Estadual Daniel Martins Moura, o III Seminário "Aderindo a Carreira dos Profisisonais da Educação do Estado de Mato Grosso. 

A abertura dia 21 de setembro, às 8h15, a mesa de conjuntura reunirá representantes da sede central, como a presidente do Sindicato, Jocilene Barboza; o secretário de Articulação Sindical, Júlio César Viana, e os integrantes da subsede. Juntos debaterão sobre “As reformas e os novos desafios da classe trabalhadora”

Conforme Júlio Viana, o quadro de educadores passa por uma renovação, com características diferentes do que foi o Concurso de 2010. No anterior se registrou a maior parte dos empossados com vínculos na rede estadual. “Eram contratados da rede e conheciam as conquistas da Lei Orgânica dos Profissionais da Educação – LC 050/1998, no estado. Contudo, os atuais não são”, disse.

De acordo com estimativa do Sindicato cerca de 2/3 dos ingressantes são jovens oriundos de outros estados, em busca de oportunidade profissional. “A falta de perspectiva e o desemprego que assola o país traz aqueles desejosos de oportunidade em busca de uma carreira atrativa”, disse.

O objetivo do sindicato é esclarecer aos novos servidores de Mato Grosso o que foram as lutas para chegar no patamar que se tem atualmente. E mais, desvelar a ameaça posta com projetos ditos inovadores. Para isso, a mesa do dia 22, abrirá espaço para o debate sobre “A História da Organização Sindical dos Trabalhadores/as da Educação no Brasil e do SINTEP/MT”, com o próprio Júlio Viana, presidente entre 1998 a 2006, e mentor da Lei 510/2013, que assegura a Dobra do Poder de Compra nos salários.

A condição de “paus rodados” implica em desconhecimento sobre as lutas da categoria em Mato Grosso para tornar a carreira atrativa. Ainda durante o Seminário serão abordados temas como: a importância da unificação dos profissionais da educação, jornada de trabalho e Piso Salarial. Todas conquistas ameaçadas pela política de governo estadual.

Assessoria/Sintep-MT

Cuiabá, MT - 19/09/2018 17:24:52


Print Friendly and PDF

Exibindo: 2261-2270 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter