A construção do Curso para Técnico em Desenvolvimento Infantil (TDI) avança com a construção do Projeto Pedagógico do Curso e até o dia 19 de outubro, quando ocorrerá nova reunião entre Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso, Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e prefeituras, parte dos encaminhamentos deverão estar concluídos.

O projeto piloto de formação para TDI’s é uma iniciativa do IFMT e do Sintep/MT como articulador e mediador entre os municípios de Lucas do Rio Verde, Ribeirão Cascalheira, Pedra Preta, Confresa e Peixoto de Azevedo. O curso será distribuído em 1500 horas, entre a modalidade presencial e Educação à Distância, ofertadas na plataforma do Instituto, a partir do primeiro semestre de 2019.

A secretária de Políticas Educacionais do Sintep/MT, Guelda Andrade, informa que o curso será em dois módulos. O primeiro constituído da base comum, Técnico Pedagógica, desenvolvida a partir do Profuncionário (programa de formação profissional em nível médio) e outro específico, com conteúdo voltado para a atuação dos TDI’s. “Solicitamos a inclusão de duas disciplinas, uma de segurança alimentar e outra de cuidados com crianças com deficiência. Avaliamos ser importante essas abordagens dentre o ementário do curso”, disse.

Os encaminhamentos estão feitos restando a contrapartida que, segundo o próprio IFMT, recai sobre a agenda financeira que deverá ser apresentada para consolidar a parceria. Segundo orientação das representantes do IFMT, a etapa agora será do repasse do cronograma de financiamento pelos municípios.

Guelda destaca a iniciativa dos municípios que saíram na frente para a implantação do projeto piloto, e informa que a partir do próximo ano novas possibilidades serão abertas. “Devido ao calendário 2018, o IFMT encerra a inclusão de mais municípios, mas a oferta será ampliada no próximo ano, naqueles locais onde houver demanda”, afirma.

Para o vice-presidente do Sintep/MT, Valdeir Pereira, integrante desse grupo de trabalho, “o Sintep juntamente com o IFMT dão mais um passo para concretização da oferta da qualificação e valorização dos profissionais da educação”. Um pauta que segundo ele, integra a agenda de lutas da categoria, e mais uma vez marca o protagonismo histórico desse, que é o maior sindicato do estado.

O secretário adjunto de funcionários do Sintep/MT, Klebis Marciano, aponta esse como mais um avanço na luta por direitos dos profissionais da educação a educação. “O desmonte nas redes municipais tem sido desafiador, com o cenário de retrocesso e terceirização, mas seguimos fazendo a resistência”.

“Esse Sindicato mais uma vez mostra à sociedade seu poder de organização.Isso só é possível pela adesão de cada trabalhador e cada trabalhadora da educação desse estado, afirma Guelda Andrade. Participou também da reunião, a dirigente do Sintep/MT, em Lucas do Rio Verde, Tânia Jorra.

Cuiabá, MT - 25/09/2018 14:24:17


Print Friendly and PDF

Exibindo: 2251-2260 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter