O Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso, Sintep-MT, entidade de classe que representa categoria profissional composta majoritariamente por mulheres repudia veementemente as manifestações de ódio, as injurias, sofridas por mulheres que participaram democraticamente das manifestações do dia 29/09 mobilizada via redes sociais por movimentos de mulheres contrárias ao machismo, misoginia, racismo e homofobia expressa pelo posicionamento de um dos candidatos à presidência.

As ofensas praticadas contra as mulheres que participaram dos atos, em alguns municípios do estado, incitam a violência
por meio de palavras de baixo calão, entre outros. Os agressores reforçam as desigualdades entre homens e mulheres principalmente quando fazem referências ao espaço doméstico como privativo da mulher, com frases do tipo "vai lavar roupa", "vai lavar louça". A divisão sexual do trabalho é o que fundamentalmente está na base das desigualdades de gênero e há tempos é pauta das lutas feministas.

Considerando que parte das manifestantes e vítimas de tais condutas são trabalhadoras da educação, o Sintep/MT orienta o registro de Boletins de Ocorrência, para que as manifestantes atingidas possam ter condições de uma futura representação de ação penal privada contra os agressores.

O Sintep/MT apoia também a iniciativa do Conselho Estadual de Direitos da Mulher de Mato Grosso - CEDM/MT, que se posicionou com a cobrança a órgão competente para que tome as medidas cabíveis diante do direito da livre manifestação, como resposta as denúncias feitas nos municípios de Lucas do Rio Verde e Sorriso. No entanto, alerta que o procedimento deva se estender a todas que passarem por essa situação.



A Direção

Cuiabá, MT - 02/10/2018 21:57:57


Print Friendly and PDF

Exibindo: 2251-2260 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter