O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) participou nesta sexta-feira (28.09), do I Seminário de Políticas Públicas para Mulheres de Cuiabá promovido pelo Conselho Municipal de Direitos da Mulher (CMDM), no auditório da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, com a representação da presidente, também presidente do Conselho Estadual de Direitos da Mulher (CEDM), Jocilene Barboza.

Logo na abertura Jocilene destacou a relevância de fazer o debate às vésperas das eleições gerais no Brasil. “Direitos e Democracia andam de mãos dadas”, afirmou lembrando que foi com a Constituição de 1988 que as mulheres conquistaram a maioria dos direitos sociais.

A presidente Jocilene ressaltou esse como um momento importante para a elaboração do Plano Municipal de Direitos da Mulher. Conforme ela, a ocasião é de se dar visibilidade a pauta afim de garantir investimentos.

Para afirmar a relevância de pautas que demande Políticas Públicas para Mulheres, lembrou do percurso de quatro décadas de luta para consolidar a Lei 13.104/2015, que pune o Feminicídio. “Políticas são correlação de forças, relações de poder”, disse

Jocilene finalizou sua participação destacando que para ocorrer mudanças é fundamental que cada vez mais pessoas participem dos debates, quer seja em Congressos, Conselhos, manifestações por direitos, e em todos os espaços de discussão. Ela reforçou a necessidade de refrear a cultura do ódio, a misoginia e o feminicídio, lembrando da mobilização #Elenão, marcada para este sábado, na capital.

O evento do CMDM trouxe na pauta o debate necessário para a construção de defesas, principalmente com o quadro de feminicídio apresentado em Mato Grosso e no país. Por meio de oficinas e palestras se construirá um diagnóstico da realidade das mulheres cuiabanas, para a elaboração das políticas públicas em sua várias esferas.

Assessoria/Sintep-MT

Cuiabá, MT - 28/09/2018 17:05:08


Print Friendly and PDF

Exibindo: 2251-2260 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter