O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) anuncia a publicação do primeiro Edital para formação de turmas de curso inédito no país, para Técnico em Desenvolvimento Infantil. A ação pioneira é uma iniciativa do Sintep/MT em parceria com o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT).  Desde ontem (11/03) está disponível no site do IFMT as informações para os candidatos interessados a concorrer as 266 vagas ofertadas, nos municípios polos de Lucas do Rio Verde, Ribeirão Cascalheira (para funcionários de Canarana, Água Boa e Ribeirão Cascalheira) e Peixoto de Azevedo.

O projeto de formação específica nos moldes do Profuncionário (curso voltado para qualificação de funcionários de escolas), que também nasceu a partir de iniciativa do Sintep/MT, atenderá uma demanda reprimida de trabalhadores e trabalhadoras, nos municípios os quais os prefeitos e prefeitas manifestaram interesse em aderir ao projeto.

Segundo o secretário adjunto de Funcionários do Sintep/, Klebis Marciano, a formação nasceu ainda na gestão da ex-presidente do Sintep/MT, Jocilene Barboza. A companheira era funcionária de escola e sempre defendeu a formação dos trabalhadores e trabalhadoras como fundamental para a qualidade da educação e a valorização dos mesmos. O projeto vingou e teve continuidade nas lutas assumidas pelo atual presidente do Sindicato, Valdeir Pereira.

Klebis Marciano comemora a conquista, ressaltando o esforço coletivo dos dirigentes sindicais da Central e dos polos, em destaque àqueles que consolidaram a oferta nos respectivos municípios. “A adesão ao curso se deve também a sensibilidade das prefeituras em valorizar a educação e os educadores que atuam nas escolas da educação infantil”, relata o dirigente. E mais, conforme Klebis oferece qualificação como política educacional, oportunizando a profissionalização a pessoas interessadas, e que estão fora do ambiente escolar. O curso ofertará parte das vagas para a demanda social.

O Edital publicado pelo IFMT traz calendário, número de vagas por polos e municípios, além de todas as orientações do Processo Seletivo. O curso na modalidade Educação à Distância (EaD) irá qualificar Técnicos de Desenvolvimento Infantil com formação de nível médio para atuarem com criança de 0 a 5 anos, a partir de experiências que estimulem a sensibilidade, a criatividade, a ludicidade e saberes dos e das estudantes.

Assessoria/Sintep-MT

Cuiabá, MT - 12/03/2020 18:00:19


Print Friendly and PDF

Exibindo: 1351-1360 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter