Mulheres trabalhadoras entregam pauta de reivindicação ao governo Mauro Mendes

Documento foi protocolado contendo eixos fundamentais para o direito das mulheres do campo e da cidade, de todas as raças, cor e credo

A carreata das Mulheres Trabalhadoras realizada neste 8 de Março, em Cuiabá, percorreu cerca de 3 quilômetros – da praça Ulisses Guimarães, na avenida Historiador Rubens de Mendonça, passando pela Assembleia Legislativa até o Palácio Paiaguás – para protocolar no governo do estado as pautas de reivindicações de políticas para mulheres. A manifestação que contou com a leitura pública do documento lembrou à sociedade que o Dia Internacional das Mulheres é um dia de reflexão, um marco por direitos e em homenagem a vidas ceifadas em razão de lutas por conquistas para todas.

 A secretária de Mulheres da Central Única dos Trabalhadores e dirigente do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), Angelina Correa, lembrou  que as flores e bombons são insuficientes para marcar uma data cujo objetivo é a reflexão por direitos sociais e humanos. “Precisamos fazer com que as políticas de direitos das mulheres saiam do papel e sejam colocadas em prática”, destacou.

O documento entregue ao governo cita direitos para todas as mulheres brancas, negras, campesinas, indígenas, quilombolas. “Nosso manifesto busca dar voz aos movimentos sociais e luta para que os governos efetivem políticas de segurança, de saúde, econômicas, para as mulheres, mães, arrimo de família e que estão sofrendo, principalmente neste período de pandemia”, destacou.

A mobilização cobrou políticas para as mulheres com participação de representantes do segmento feminista da juventude, do movimento de rua, Movimento dos Sem-Terra (MST), indígena e outros. Juntas exigiram a retomada do auxílio emergencial, vacina para todos e pelo fim do governo Bolsonaro. Durante o percurso, as participantes foram presenteadas pelas canções da MC e Rapper mato-grossense, Kátia Ana, que apresentou um repertório sensível a causa feminista.  

Confira na íntegra o documento

Confira as fotos no facebookdo Sintep de Luta

Fonte: Sintep-MT


Cuiabá, MT - 08/03/2021 19:32:10


Print Friendly and PDF

Exibindo: 521-530 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter