A direção do Sintep-MT regional Leste III, participou do Fórum Político realizado em Porto Alegre do Norte, dia 30 de abril, e aproveitou a presença do governador do Estado, deputados e prefeitos, para apresentar a realidade da educação na região do Baixo Araguaia, ressaltando o descaso das administrações municipais que descumprem a Constituição Federal (88) e a lei do Piso Salarial.

Após os gestores discursarem sobre as conquistas para infraestrutura e saúde nos municípios da região, a diretora do Sintep-MT, Marizete Maria do Nascimento, pediu a fala e agradeceu os avanços conquistados, inclusive aplaudindo o aluno que foi homenageado pelo bom desempenho. Marizete apenas lamentou publicamente o fato de nenhuma professora (o) receber a mesma homenagem. Conforme ela, a ausência do (a) representante do magistério revela o retrato do descompromisso com a categoria.
 
“O prefeito de Confresa não respeita a Constituição Federal que diz que o pagamento do servidor público deve ser pago até o 5º dia util, já que paga no 24ª dia; o prefeito de Vila Rica, depois de 72 dias de greve, assinou um termo de compromisso com a categoria e após seis meses ainda não o cumpriu;  o prefeito de Canabrava do Norte está com os profissionais em greve por não cumprir o compromisso que assinou com os profissionais de educação, de pagar R$ 1697,00, em para fevereiro de 2015”.

E prosseguiu. “No município de Santa Terezinha a categoria, desde o dia 15 de abril a categoria está de greve, por que o prefeito não cumpriu a legislação local e nem a Lei do Piso. Em Luciara o piso salarial da categoria é de R$ 869,25, e já estão com indicativo de greve”. O protesto da diretora do Sintep-MT aos gestores foi feito no dia da paralisação nacional (30.04), quando a categoria em todo o país defendia melhorias salarias e de infraestrutura das escolas.

A diretora acredita que o espaço conseguido para a manifestação foi importante, pois apesar do deputado Baiano Filho pedir para que a fala fosse interrompida, o governo do Estado, Pedro Taques, intercedeu deixando que a diretora concluísse. 

Segundo Marizete, ele apoiou a necessidade de valorização dos profissionais da educação como fundamental, já que conhece a realidade dentro da própria família, destacou ainda as deficiências de infraestrutura escolar, e comunicou que iria sentar com os prefeitos para discutir sobre o piso salarial da região. (colaborou regional)

 
Assessoria/Sintep-MT

Ciuabá, MT - 04/05/2015 16:53:45


Print Friendly and PDF

Exibindo: 601-610 de 743

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter