Tratando dos temas gestão, a valorização dos profissionais da educação, o financiamento nos Planos Municipais de Educação (PME), o presidente da subsede do Sintep em Vila Rica, Roberto Carlos Rocha,  participou dos debates do Seminário A Reestruturação Democrática do Plano Municipal de Educação de Vila Rica (MT), que ocorreu dia 30 de abril (Dia de Paralisação Estadual/Nacional), promovido pela subsede do Sintep no município e Sispumvir.

Durante as atividades, as professoras mestres, Vânia Horner e Iza Cândida, apresentaram diagnósticos das crianças que hoje estão fora da sala de aula no município. Segundo o relato, são 800 estudantes da educação básica. Desses cerca de 200 são crianças de 4 a 5 anos sem estudar na educação infantil. E é essa a demanda que aguarda o município em 2016. A faixa etária com maior problemas é a de 0 a 3 anos, que atualmente estão em lista de espera por vaga em uma creche da prefeitura.

“Apesar da necessidade de vagas na educação infantil e berçário, o município prioriza o ensino superior, com a abertura de 100 vagas para estudantes de direito na Unemat. Um investimento que demanda do município R$ 900 mil/ano, fora despesas com manutenção do prédio”, destaca a diretora regional do Sintep-MT”, Marizete Maria do Nascimento.

Outro tópico apresentado para as discussões do PME foi a valorização da formação para os funcionários das escolas. O funcionário escolar, Daniel da Silva, levou para o debate o trabalho sobre Profuncionário x Funcionários de Escolas. O objetivo foi despertar a todos os presentes a importância da capacitação. “Essa é a forma de lutarmos pela valorização profissional e saírmos da invisibilidade dentro e fora do espaço escolar. Construindo nossa identidade”, destacou.

Todas as discussões serviram para fortalecer as metas do Plano Municipal e inseri-lo com as pactuações já existentes nos Planos Nacional e Estadual de Educação. (colaboração da regional)

*atualizada
Assessoria/Sintep-MT

Ciuabá, MT - 04/05/2015 16:58:43


Print Friendly and PDF

Exibindo: 601-610 de 743

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter