A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) vai participar do Movimento SBPC Pró-Educação. Ontem (01), o presidente da CNTE, Roberto Leão, e a secretária de Finanças, Juçara Vieira, receberam, na sede da CNTE, em Brasília, o presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Marco Antonio Raupp, acompanhado do professor Isaac Roitman, coordenador do Grupo de Trabalho de Educação. Os dois foram convidar a Confederação para participar de uma grande mobilização nacional em defesa da educação brasileira.

A SBPC, por intermédio de seu Grupo de Trabalho de Educação, decidiu buscar a participação de vários setores da sociedade a fim de promover uma grande mobilização nacional que visa resolver, no âmbito do sistema educacional brasileiro, tanto os problemas emergenciais que exigem medidas a curto prazo, como os problemas estruturais que dependem de um planejamento amplo e detalhado.  

Leão afirmou que "a CNTE apoia o movimento que tem como principal objetivo melhorar a qualidade da educação em todos os níveis, inclusive, esta sempre foi a posição da Confederação".

Segundo ele, "é necessário um grande movimento para melhorar a qualidade da educação no Brasil, porque só os trabalhadores em educação não têm força suficiente para que o país atinja o mesmo patamar de nações que colocam a educação como prioridade", acrescentou.

Leão informou que na reunião da Executiva da CNTE, a ser realizada no mês de novembro, em Brasília, será detalhada como ocorrerá essa participação.

Para o presidente da SBPC, a educação é a principal forma de inclusão social e cultural.

"Apesar de o Brasil ter alcançado avanços quantitativos importantes nos últimos anos, como a quase universalização do acesso ao ensino fundamental, a educação brasileira ainda convive com a falta de vagas em creches e pré-escola e uma oferta insuficiente no ensino médio. Além disso, um problema antigo permanece que é o da qualidade".

De cada cem alunos que ingressam no ensino fundamental, somente 53 concluem os oito anos de estudos e 37 chegam ao final do ensino médio. Esta é uma das constatações que integra a realidade intolerável para a cidadania e para o progresso da ciência que o Movimento SBPC Pró-Educação quer mudar. 

De acordo com a SBPC, o movimento pretende elevar a educação brasileira a um grau de excelência em um prazo de 16 anos.

Perfil

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) é uma entidade civil, sem fins lucrativos, voltada para a defesa do avanço científico e tecnológico e do desenvolvimento educacional e cultural do Brasil. Desde sua fundação, em 1948, exerce um papel importante na expansão e no aperfeiçoamento do sistema nacional de ciência e tecnologia, bem como na difusão e popularização da ciência no país.

 

 

Fonte: CNTE

 

 

Cuiabá, MT - 02/10/2009 00:00:00


Print Friendly and PDF

Exibindo: 7431-7440 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter