A mobilização é fundamental para o êxito da 4ª Conferência Nacional das Cidades, que ocorrerá no período de 24 a 28 de maio de 2010. Esta foi a conclusão a que chegaram os participantes da reunião preparatória para o evento, realizada hoje (07), no auditório da Secretaria de Estado de Administração (SAD/MT). A secretária de Formação Sindical do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), Marli Keller, esteve presente ao encontro. "O Sintep/MT tem um grande potencial para a mobilização, já demonstrada na nossa luta. E vamos cobrar do poder público um debate amplo nos municípios, que inclua um chamamento de todos os setores da sociedade", afirmou.

Com o tema "Avanços, dificuldades e desafios na implementação da política de desenvolvimento urbano", a quarta edição tem como objetivo construir a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano. Em Mato Grosso, as etapas regionais serão realizadas no mês de novembro. Os polos de Sinop, Juína, Confresa e Diamantino realizarão o encontro nos dias 5 e 6. Nos dias 9 e 10, será a vez de Sorriso, Juara, Barra do Garças e Cáceres. Já os polos de Tangará da Serra, Alta Floresta, Rondonópolis e Vale do Rio Cuiabá discutirão as questões nos dias 12 e 13.

De acordo com a representante do Sintep/MT, este pode ser um importante instrumento de debate. "Estas definições acerca das políticas públicas também incluem as demandas educacionais e a participação da sociedade civil é essencial", considerou Marli Keller.

A Conferência - A organização está na fase de debate do texto-base, dividido em quatro eixos temáticos. São eles: criação e implementação de conselhos das cidades, planos, fundos e seus conselhos gestores em nível federal, estadual, municipal e no Distrito Federal (DF); aplicação do estatuto da cidade e dos planos diretores e a efetivação da função social da propriedade do solo urbano; a integração da política urbana no território: política fundiária, habitação, saneamento e mobilidade e acessibilidade urbana; e relação entre os programas governamentais - como Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e Minha Casa Minha Vida - e a Política de Desenvolvimento Urbano.

A novidade para a Conferência Estadual das Cidades é que cada município com até cinco mil habitantes poderá enviar dois representantes. Mais informações no endereço eletrônico www.seplan.mt.gov.br, link Conferências.

 

Fonte: Pau e Prosa Comunicação

Cuiabá, MT - 07/10/2009 00:00:00


Print Friendly and PDF

Exibindo: 7431-7440 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter