A secretária de Formação Sindical do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), Marli Keller, representou a entidade na Comissão Bicameral durante reunião, na segunda-feira (19), do Conselho Estadual de Educação (CEE). Na ocasião, foi colocada em discussão a Resolução Normativa 262/02, que estabelece as normas aplicáveis para a Organização Curricular por Ciclos de Formação Humana
Marli Keller falou da preocupação surgida a partir do relato de uma aluna do 4º ano do Ensino Fundamental, de uma escola da rede municipal em Cuiabá. "Essa estudante disse que tem vários colegas de sala de aula que não sabem ler e que, por conta disso, se sente desmotivada e com a sensação de que 'não aprende nada de novo', nas palavras dela".
Para a sindicalista, depoimento como esse ilustra o fato de que a Resolução, que no artigo 4º trata da importância dos laboratórios pedagógicos, como possibilidades de superação dos problemas de aprendizagem, não é cumprida.
Na reunião, Marli Keller frisou que o Sintep/MT é favorável à política de Organização Curricular por Ciclos de Formação Humana e também considera a Resolução 262/02 um documento completo, mas que precisa ser seguido. "É preciso também que haja valorização dos profissionais da Educação, para que eles possam se dedicar a uma única jornada em uma única unidade escolar", ressaltou.
Ela apontou ainda que a Resolução 262/02 diz que o Conselho Estadual de Educação deve promover uma conferência de avaliação, que deveria ter acontecido em 2005, e ajustes da normativa. "Dessa forma, responsabilizamos o Conselho Estadual de Educação pelo período já, há muito, extrapolado", criticou.