Representantes dos sindicatos afiliados à Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) de 19 estados participam, até amanhã (23), do 6º Seminário Nacional de Avaliação e Planejamento do Projeto EPT/AIDS. O encontro tem como objetivo avaliar as ações do projeto realizadas em 2011 e construir a agenda de atividades para 2012.

O secretario de Políticas Educacionais do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), Henrique Lopes do Nascimento, e a vice-presidente do Sintep/MT, Jocilene Barboza dos Santos, participam do evento. Os dois sindicalistas são os coordenadores do programa no Estado de Mato Grosso.

O evento conta ainda com a participação da coordenadora nacional do projeto pela CNTE, Fátima Silva, e de outros diretores da entidade, e o coordenador geral da Internacional da Educação para a América Latina (IEAL), Comberty Rodriguez, que em sua saudação enalteceu a decisão da CNTE de abraçar a prevenção da doença como uma política da entidade.

Também participa do seminário o coordenador da Rede Nacional de Adolescentes e Jovens Vivendo com HIV/AIDS, José Rayan. Para ele, a Rede Nacional que ser parceira da CNTE e seus sindicatos filiados, pois é fundamental o fortalecimento desse tema no espaço escolar e junto aos profissionais da educação.

O Programa EPT/AIDS, posto em marcha em janeiro de 2006, é uma iniciativa da Internacional da Educação (IE), seus membros e organizações associadas à Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Centro para o Desenvolvimento da Educação (EDC). E combina os esforços dos sindicatos na defesa do Programa Educação para Todos (EPT), com o compromisso de promover a educação sobre o HIV e AIDS nas escolas.

Em Mato Grosso, o Sintep/MT já realizou quatro seminários envolvendo a temática, e o 5ª seminário está previsto para acontecer em maio de 2012. "O Sintep/MT tem se envolvido nesta questão, por entender que a luta pela educação de qualidade passa pelas condições de saúde dos educandos e educadores. E, nesse sentido, não poupará esforços para cobrar do poder público políticas que venham ao encontro dessa necessidade para mudar a realidade atual, a começar pelo não comprometimento de boa parte das unidades escolares com esta temática", garante Henrique Lopes do Nascimento.

 

 

Cuiabá, MT - 22/03/2012 00:00:00


Print Friendly and PDF

Exibindo: 5841-5850 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter