Representantes dos sindicatos afiliados à Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) de 19 estados participam, até amanhã (23), do 6º Seminário Nacional de Avaliação e Planejamento do Projeto EPT/AIDS. O encontro tem como objetivo avaliar as ações do projeto realizadas em 2011 e construir a agenda de atividades para 2012.
O secretario de Políticas Educacionais do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), Henrique Lopes do Nascimento, e a vice-presidente do Sintep/MT, Jocilene Barboza dos Santos, participam do evento. Os dois sindicalistas são os coordenadores do programa no Estado de Mato Grosso.
O evento conta ainda com a participação da coordenadora nacional do projeto pela CNTE, Fátima Silva, e de outros diretores da entidade, e o coordenador geral da Internacional da Educação para a América Latina (IEAL), Comberty Rodriguez, que em sua saudação enalteceu a decisão da CNTE de abraçar a prevenção da doença como uma política da entidade.
Também participa do seminário o coordenador da Rede Nacional de Adolescentes e Jovens Vivendo com HIV/AIDS, José Rayan. Para ele, a Rede Nacional que ser parceira da CNTE e seus sindicatos filiados, pois é fundamental o fortalecimento desse tema no espaço escolar e junto aos profissionais da educação.
O Programa EPT/AIDS, posto em marcha em janeiro de 2006, é uma iniciativa da Internacional da Educação (IE), seus membros e organizações associadas à Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Centro para o Desenvolvimento da Educação (EDC). E combina os esforços dos sindicatos na defesa do Programa Educação para Todos (EPT), com o compromisso de promover a educação sobre o HIV e AIDS nas escolas.