Em visita a dez escolas do interior de Mato Grosso, o Conselho Estadual de Alimentação Escolar de Mato Grosso (CEAE/MT) encontrou falhas na infraestrutura das cozinhas, falta de qualificação das merendeiras e não cumprimento da Lei 11.947/2009, no que diz respeito à destinação de pelo menos 30% dos recursos repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para a compra de produtos da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural ou de suas organizações.
Nesta etapa, foram visitadas escolas dos municípios de Cocalinho, Nova Nazaré, Nova Xavantina, Campinápolis e Novo São Joaquim. A presidente do Conselho e secretária-geral do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), Vânia Maria Rodrigues Miranda, participou de todas as inspeções. "A fiscalização é para acompanhar o Programa Nacional de Alimentação Escolar. Durante as visitas verificamos desde a compra dos alimentos até a sua preparação," explicou.
Apesar das inspeções e a divulgação de seus resultados, os problemas nas escolas mato-grossenses ainda persistem, conforme constatou a presidente do Conselho. "Nós sempre estamos atentos a estrutura das cozinhas, a necessidade de capacitação das merendeiras e a realização de concurso público, tendo em vista que a maioria delas é de merendeiras contratadas. Outra questão é a pouca participação da agricultura alimentar, que não representa nem 15% dos 30% determinados," pontuou.
O Conselho - O CEAE/MT tem como competência acompanhar e fiscalizar o cumprimento dos princípios e das diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE); acompanhar e fiscalizar a aplicação dos recursos destinados à alimentação escolar; zelar pela qualidade dos alimentos, em especial quanto às condições higiênicas, bem como à aceitabilidade dos cardápios oferecidos; receber o relatório anual de gestão do PNAE e emitir parecer conclusivo acerca da aprovação ou não da execução do Programa.
O CEAE/MT é composto por representantes do Poder Executivo, dos trabalhadores da Educação, de pais de alunos e da sociedade civil organizada.

 

Cuiabá, MT - 23/04/2012 00:00:00


Print Friendly and PDF

Exibindo: 5781-5790 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter