A vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), Jocilene Barboza dos Santos, participou na manhã de ontem (24) de reunião do Conselho Estadual de Educação de Mato Grosso (CEE/MT) e falou sobre a 13ª Semana Nacional em Defesa da Educação Pública, que começou no dia 21 e termina na sexta-feira (27).
Jocilene Barboza ressaltou o protagonismo da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) que, após vitoriosa greve nacional, mantém o debate sobre piso, carreira e a aplicação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) no Plano Nacional de Educação (PNE), cobrando das autoridades constituídas compromisso com a educação publica, para que esta seja, de fato, um instrumento de transformação e de justiça social.
Diante da demora na finalização e votação do novo Plano Nacional de Educação, a vice-presidente lembrou que, além das mobilizações, a CNTE tem acompanhado o texto do projeto de lei, fazendo criticas e proposições.
A sindicalista destacou a opinião dos trabalhadores da Educação sobre pontos relevantes no PNE como a avaliação da Educação, valorização profissional (formação, piso, carreira), gestão democrática e financiamento da Educação, sendo este a maior deficiência do Plano, segundo a CNTE.
"A omissão do Plano [PNE] em relação à regulamentação do Sistema Nacional de Educação é um grande empecilho para a superação das desigualdades e a oferta da educação com qualidade e equidade", frisou Jocilene Barboza.
Na oportunidade, a vice-presidente reforçou outra grande frente de luta dos trabalhadores da Educação. "Está sendo feita uma campanha junto aos deputados federais de todo o país para não votarem no PL 3776/08, que propõe mudança no critério de reajuste do piso salarial do magistério, limitando exclusivamente a correção inflacionária do INPC/IBGE [Índice Nacional de Preços ao Consumidor/Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística]", afirmou.
Para a secretária de Articulação Sindical do Sintep/MT, Maria Luiza Zanirato, é importante levar o sindicato para informar as atividades realizadas durante a 13ª Semana Nacional da Educação. "Precisamos firmar um trabalho conjunto entre entidades que defendem escolas públicas de qualidade, envolver os conselheiros nessa luta", destacou.

 


 

Cuiabá, MT - 25/04/2012 00:00:00


Print Friendly and PDF

Exibindo: 5781-5790 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter