Em Mato Grosso, cerca de 80 mil crianças e adolescentes entre cinco e 17 anos de idade encontram-se em situação de trabalho infantil, conforme dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para ajudar a sensibilizar e conscientizar professores sobre essa forma de violência, a Organização Internacional do Trabalho realizou hoje (30) uma capacitação para esses profissionais.
A oficina, que faz parte da Semana de Combate ao Trabalho Infantil, foi realizada no auditório da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e contou com a presença do presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), Gilmar Soares Ferreira, e professores da rede estadual de ensino.
"As escolas são um espaço privilegiado para a detecção do problema. Precisamos ter educadores que sejam capazes de diagnosticar se uma criança ou um adolescente está trabalhando. Isso vai ajudar na erradicação dessa prática", afirmou Gilmar Ferreira. 
O coordenador do projeto de Combate ao Trabalho Infantil em Mato Grosso, da OIT, Antônio Carlos de Mello Rosa, ressaltou a importância da capacitação de profissionais da Educação para ajudar a lutar contra essa prática. "Os professores devem estar preparados para abordar esse tema em sala de aula e também nas comunidades onde eles trabalham", disse.
O projeto existe em Mato Grosso desde 2010 e trabalha no fortalecimento das instituições que combatem o trabalho infantil, como a Superintendência Regional de Trabalho e Emprego (SRTE) e a sensibilização e conscientização de diversos setores da sociedade, como o da Educação.
Informações a respeito do problema e projetos piloto de luta contra o trabalho infantil também estão incluídos no projeto. A meta estabelecida pela OIT é erradicar até 2016 as piores formas de trabalho infantil, como o trabalho escravo, o tráfico de crianças e adolescentes e o tráfico de drogas - atividades ilícitas - e, até 2020, erradicar todas as formas de trabalho infantil. 
No Brasil, entre os trabalhos que são permitidos por lei, mas deveriam ser proibidos estão atividades como vender produtos na rua, distribuir panfletos e trabalhar em lava-jato.


Cuiabá, MT - 30/05/2012 00:00:00


Print Friendly and PDF

Exibindo: 5721-5730 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter