Quatro delegados do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) representaram a entidade na abertura da I Conferência Estadual de Comunicação de Mato Grosso (Confecom), na manhã de hoje (19), no auditório do Palácio Paiaguás, em Cuiabá. O evento prossegue à tarde e amanhã (20).

O secretário executivo do Sindicato, Vanderlei Frassetto, destacou a importância da Conferência. "Este é um grande passo, um marco histórico, considerando o cenário da comunicação no Brasil, protagonizado por grupos hegemônicos", avaliou. Ele ressaltou ainda que o evento deve traçar um novo rumo para a comunicação no país. "Precisamos mudar essa prática dos grandes empresários ditarem o conteúdo veiculado à população".

Segundo a secretária-geral da subsede de Nova Canaã, Lucila Tereza Rockenbach, a discussão é de extrema importância. "Sem dúvida, a mídia influencia a população em muitos aspectos, principalmente com relação à visão sobre as lutas sindicais", afirmou. Para ela, a sociedade civil deve se inteirar dos debates. "E, assim, contribuir para a qualidade e isenção da comunicação", convocou. O vice-presidente da subsede de Juscimeira, Sérgio Pinheiro de Matos, e o secretário de Infraestrutura da subsede de Jaciara, Evaldir Fortunato dos Santos, também representaram o Sintep/MT.

A presidente do Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso (Sindjor-MT), Keka Werneck, acredita que esta etapa servirá para regionalizar o debate. "Abordaremos assuntos como o tratamento da mídia local ao movimento negro, os programas religiosos, entre outros. Também é muito importante para que a população saiba que a concessão de rádios e TVs é pública, de domínio público concedido a terceiros, portanto, os empresários concessionários têm a obrigação de prestar contas à sociedade".

Programação - A primeira palestra do dia "Por que uma conferência de Comunicação?" foi ministrada pelo doutor em Comunicação, Pedro Pomar, seguida de debate. As atividades serão retomadas às 14h, quando a plenária se divide em Grupos de Trabalho (GTs), orientados por palestrantes. Amanhã (20), os trabalhos dos GTS serão realizados das 9h às 12h. A programação continua às 13h com plenária de apresentação das teses que serão encaminhadas à Conferência Nacional de Comunicação. A eleição de delegados ocorrerá às 17h.

 

Fonte: Pau e Prosa Comunicação

Cuiabá, MT - 19/11/2009 00:00:00


Print Friendly and PDF

Exibindo: 7341-7350 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter