O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) realiza, nos dias 12 e 13 de dezembro, o Conselho de Representantes, na sede do Sindicato, em Cuiabá. "Esta é a oportunidade para tirarmos os encaminhamentos de diversas demandas que afetam os trabalhadores e trabalhadoras das redes municipal e estadual", afirma o presidente Gilmar Soares Ferreira.
Entre os principais pontos que serão tratados pelos profissionais estão a questão da não aplicação, por parte do governo do Estado, dos 25% dos recursos oriundos do Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) em educação; as visitas e encontros realizados no interior do Estado com os trabalhadores das redes municipais; a falta de reestruturação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS); e as dificuldades enfrentadas pela categoria para a implementação do Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN) de R$ 1.132,40.
Além disso, a categoria discutirá quais os encaminhamentos que serão dados em relação ao cancelamento das provas do concurso público e do redimensionamento das redes para o ano de 2010.
Problemas nos municípios
As conquistas da categoria ao longo dos últimos anos foram frutos de uma luta contínua e focada na melhoria da qualidade de ensino e aprendizagem. E esta estratégia está sendo mantida pela categoria com a realização do Conselho de Representantes. Nos últimos meses, diversos municípios paralisaram as atividades pela recusa ou demora por parte dos gestores na implantação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) e do Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN). Neste sentido, a intenção da direção do Sintep/MT é tirar os encaminhamentos necessários no sentido de manter o engajamento de todos em mais esta etapa da luta.
Fonte: Boletim Educação em Alerta