Representantes das afiliadas da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) nos Estados e de sindicatos de trabalhadores em educação filiados à Internacional da Educação para a América Latina (IEAL) estão reunidos no 4º Seminário Nacional do Programa DST/Aids (EPT-AIDS/Brasil). O encontro foi aberto na terça-feira (08) e ocorre até hoje (10), em São Paulo (SP).
A vice-presidente e o secretário de Políticas Educacionais do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), Jocilene Barboza e Henrique Lopes, estão participando do evento. No primeiro dia, foi feito um levantamento sobre o andamento dos projetos executados durante este ano, sua importância e a necessidade de dar continuidade às ações desenvolvidas para prevenção à DST/AIDS nas escolas públicas.
Na quarta-feira (09), os participantes apresentaram as atividades promovidas durante o Dia Mundial de Luta contra a AIDS, em 1º de dezembro. Eles relataram como foi a atuação dos alunos, educadores e escolas envolvidas, além dos materiais utilizados, resultados obtidos, etc.
A partir dessas informações, será elaborado um relatório final a ser enviado à Internacional da Educação (IE). De acordo com a secretária de Assuntos Internacionais da CNTE, Fátima Aparecida da Silva, coordenadora do projeto EPT/AIDS Brasil, esse documento também servirá para o planejamento das ações a serem desenvolvidas em 2010, quando ocorrerá a última etapa do programa.
O DST/AIDS (EPT-AIDS/Brasil) é uma iniciativa da IE que convidou a CNTE para atuar como parceira diante do aumento dos casos de AIDS entre educadores. O objetivo do programa é conscientizar os trabalhadores em educação para que se previnam da doença, ao mesmo tempo em que possam levar informações para a sala de aula para que os alunos se previnam também.