O Sintep-MT realiza amanhã (20.11), a partir das 18 horas, e sábado (21.11), na sede do sindicato, o III Seminário Estadual sobre Gênero e Diversidade Sexual e VI Seminário Estadual de Saúde e Prevenção nas Escolas. O objetivo é reafirmar o compromisso com a defesa da educação pública, laica, gratuita e de qualidade social com direito de todos (as), bem como promover o debate pelo reconhecimento e respeito às diferenças de gênero e diversidade sexual, além de retomar a discussão sobre o programa Federal “Saúde e Prevenção na Escolas (SPE).
As temáticas - gênero e sexualidade – devem ser abordadas a partir de um debate de concepção, tendo em vista que as questões estão presentes no cotidiano da sociedade, e devem ser debatidas de forma fecunda no espaço da escolas, com o objetivo de fortalecer a construção do Projeto Político Pedagógico (PPP). “É importante observar que a toda a organização da escola está pautada no PPP e essas temáticas devem estar articuladas no documento”, estaca a secretária de Políticas Educacionais do Sintep-MT, Guelda Andrade.
A proposta, afirma Guelda, é a construção de um currículo humano que respeite todas as diversidades existentes na escola pública e consequentemente lhes oriente a viver em sociedade respeitando cada um e casa uma em sua individualidade.
O evento será aberto às 18h30, tendo como primeira palestra “Gênero e Diversidade Sexual: atuação dos movimentos sociais à consecução de políticas públicas”, com os facilitadores Camila Maria Moreno da Silva (Secadi), José Carlos do Prado (Zezinho, da CNTE) e Regina Perpetua Cruz (CUT/PR).
No sábado, dia 21, as atividades serão retomadas às 8h30, trabalhando “Relações de Gênero e Diversidade Sexual na Educação Básica: desafios do reconhecimento e valorização das diferenças”, abordados pela professora doutora Constantina Xavier (UFMS) e o doutor em Sociologia das Instituições Jurídicas e Politicas, Rogério Diniz Junqueira (INEP)
Após o almoço, os trabalhos serão retomados às 14h, com o tema: “Desafios da Promoção à Saúde e Prevenção ao HIV-AIDS para adolescentes e jovens da Escola Pública”. Debatem a temática representantes da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT), da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) e a representantes da Escola de Saúde Pública de Mato Grosso do Sul, Estela Marcia Rondina Scandola.

 Confira a programação

Assessoria/Sintep-MT

Cuiabá, MT - 19/11/2015 19:01:29


Print Friendly and PDF

Exibindo: 3741-3750 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter