O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) comemora hoje - 29 de junho de 2016 - 51 anos de existência, atravessando mais um momento de luta na história sindical. A data registra os 30 dias de greve da Educação em defesa da Escola 100% Pública e Gratuita; pela recomposição salarial que assegura o cumprimento integral da Lei 510/2013 (Dobra do Poder de Compra), e ainda, pela realização de Concurso Público.

O aniversário de 51 anos do Sindicato reafirma a necessidade da categoria se manter unida e mobilizada para fazer os enfrentamentos junto aos diferentes Governos que, por vezes, retomam a pauta da retirada de direitos e conquistas dos trabalhadores da Educação.Nas comemorações, a direção reafimar a luta coletiva e entrega para a categoria a Casa do Educador, espaço construido no terreno ao lado da sede Central, para hospedar os filiados quando em atividade na capital.

História

Em mais de meio século de história, o Sindicato que nasce a partir da determinação de um grupo de professoras/es primárias/os em 1965, formando a Associação Mato-grossense dos Professores Primários (AMPP), avançou na organização de luta dos educadores frente as exigências apresentadas na história educacional do estado e do país.

Foi Associação Mato-grossense dos Professores (AMP), passou a Associação Mato-grossense dos Profissionais da Educação (AMPE), demonstrando a compreensão coletiva do papel pedagógico dos profissionais das escolas, até chegar a Sindicato, após o processo democrático implantado com a Constituição Cidadã de 1988. No mesmo período, entidade que nasce com o propósito de ampliar direitos para os profissionais da Educação do estado e do país, sai em defesa de um projeto político que luta pelos direitos da classe trabalhadora e se filia a Central Única dos Trabalhadores (CUT).

Definida a bandeira de luta, surgem os embates que se reverteram em conquistas:  Leis de Carreira (050/98), a Lei de Gestão Democrática da Escola (7040/98), a Lei 049/1998 que institui o Sistema Estadual de Ensino em Mato Grosso, e mais recentemente, a Lei 510/ 2013, que garante a dobra do poder de compra dos salários.

Para a sindicalista, professora Lucila Tereza Rockenbach, de Nova Canaã, o Sintep é símbolo da construção coletiva. “Ele é a união na luta pelo bem comum”, disse. 

O espírito da união que faz a força para garantir conquistas e avanços para a classe trabalhadora foi o que também levou o professor José Espedito Mariano da Silva, de Nova Olímpia, a se juntar a luta sindical. “Sintep são todos trabalhadores da Educação na luta pelas necessidade e direitos dos mesmos”, afirmou ele.

A técnica administrativa escolar, em Campos de Júlio, Cristiana Fernandes dos Santos, acredita que o Sindicato “é a base para as conquistas da carreira dos trabalhadores da Educação”.

Apesar das conquistas, os desafios do Sintep-MT são permanentes e se ampliam diante da atual conjuntura política do estado e do país. “Nesse ano, em que completa  51 anos,  precisamos nos fortalecer para garantir avanços na luta da Educação Pública e 100% Gratuita. Unir forças para não perdermos os direitos consolidados, pois os enfrentamentos são recorrentes”, concluiu o presidente do Sintep-MT, Henrique Lopes do Nascimento.

Assessoria/Sintep-MT

Cuiabá, MT - 29/06/2016 15:45:10


Print Friendly and PDF

Exibindo: 3511-3520 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter