Natal foi a cidade escolhida para sediar a 10ª edição do Encontro Nacional de Aposentados, realizado pela Secretaria de Aposentados e Assuntos Previdenciários da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE). Com o tema “Siga em frente com saúde”, o evento tem como objetivo debater as questões que a atual conjuntura impõe aos trabalhadores em educação aposentados, estratégias e ferramentas de luta, além de discutir a prevenção e cuidados com a saúde.

marta

“É daqui do Encontro Nacional de Aposentados que tiramos um pouco do planejamento da Secretaria para os próximos três anos. Os 170 participantes do evento vão propor quais trabalhos e ações a secretaria da CNTE vai desenvolver. Creio que a gente precisa definir nossa estratégia e isso vai ser fruto de um trabalho em grupo”, explicou a Secretária Geral da CNTE, Marta Vanelli.

Os aspectos anunciados para a Reforma Previdenciária são encarados como um dos principais temas a serem debatidos e o principal desafio a ser enfrentado pelos trabalhadores. “Devemos nos preparar para o que vai acontecer. Porque não temos nada concreto, teremos uma mudança geral na Previdência. Com medidas que vão desde tomar os direitos adquiridos dos aposentados até mexer na idade, ninguém sabe como vai ser isso”, destacou o Secretário de Aposentados e Assuntos Previdenciários da CNTE, Juscelino Linhares Cunha.

juscelino

Ele ainda aproveitou para convocar os aposentados e todas as entidades para irem para as ruas evitando a retirada de direitos já adquiridos. “Temos que crescer e valorizar o direito adquirido com o aposentado. Tirar direitos, jamais”, completou Juscelino.

Debate

O primeiro debate promovido no encontro foi aberto pelo Secretário Adjunto de Relações Internacionais da CUT, Ariovaldo de Camargo, e tratou das conjunturas nacional e educacional. Em sua fala, narrou episódios definidos por ele como uma retomada do conservadorismo em várias partes do mundo. O secretário enfatizou que as mudanças do governo interino estão prejudicando a educação. “Nossa educação precisa de mais Paulo Freire e menos Alexandre Frota. Mais autonomia e menos escolas sem partido”, afirmou Ariovaldo.

ariovaldo

O debate foi um apanhado dos desafios que hoje os trabalhadores enfrentam. “A ideia é contextualizar isso, trazer um pouco para as questões que vivenciamos hoje e dialogar com a categoria que, embora estejam aposentados, batalham e lutam formulando propostas para seus sindicatos, participando de eventos e atividades”, falou o secretário.

Além dos secretários da CNTE, o debate contou com a participação do dirigente do Sindicato dos trabalhadores em educação pública do Rio Grande do Norte (SINTE/RN), José Teixeira e da Secretária de Aposentados do Sinte RN, Marlene Moura.

O tradicional grupo Boi Calemba Pintadinho, da cidade de São Gonçalo do Amarante (RN), fez uma apresentação folclórica no encerramento do primeiro dia do encontro.

boi2

 O 10ª Encontro Nacional de Aposentados acontece até o dia 8 de julho, no Hotel Parque da Costeira, Natal (RN). Mais de 170 pessoas de vários estados do país participam do evento.

Veja a programação do encontro na íntegra.

Confira mais fotos do evento na página da CNTE no Facebook.

CNTE

Cuiabá, MT - 06/07/2016 10:53:30


Print Friendly and PDF

Exibindo: 3511-3520 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter