A Central Única dos Trabalhadores de Mato Grosso (CUT MT) realizou o 5º Encontro Estadual de Formação Sindical da CUT MT, nos dias 25 e 26 de junho, em Cuiabá (MT), na sede do Sindicato dos trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (SINTEP MT).

O Encontro contou com  presença mais de 100 dirigentes sindicais de vários sindicatos cutistas e teve por objetivo principal dar continuidade as políticas de formação da CUT Nacional, além de construir, no coletivo, a agenda de formação Sindical da CUT MT até junho de 2017. "Esta é a quinta edição, mas é o primeiro encontro desta nova gestão 2015/2018.

Os Encontros tem a finalidade de disseminar e organizar a política de Formação Nacional da Central com o conjunto dos sindicatos no Estado. E, isso só é possível, através das reflexões coletivas em conjunto de todos os sindicatos de base as suas representações é que poderemos traçar políticas de formação e a sua execução aqui no estado de Mato Grosso", explica o secretário de Formação da CUT MT, João Eudes da Anunciação.

Para o secretário de formação da CUT MT, o encontro é um momento de atualização conjuntural para organização dos trabalhadores e das trabalhadoras. "O desafio do evento é primeiro tentar construir uma reflexão que possa atender a demanda da nossa organização, e segundo possibilitar que essa formação possa construir o empoderamento para os enfrentamentos que os trabalhadores têm diante dessa onda de retirada de direitos e a formação quer, exatamente, estabelecer o diálogo e esse fortalecimento da classe trabalhadora para que possa fazer o enfrentamento necessário para barrar o avanço neoliberal sobre os seus direitos", completa.

O encontro foi dividido em quatro períodos: A conjuntura nacional e os desafios para a organização da Classe Trabalhadora no Brasil e em Mato Grosso;  A História e Concepção do Movimento Sindical no Brasil e no Mundo e as Estratégias e perspectivas da política de formação da CUT em MT. E, contou com a colaboração dos professor Henrique Lopes do Nascimento (presidente do SINTEP/ MT), do professor Ariovaldo Camargo (direção da CNTE e APEOESP), do professor Cesar Guedes (formador da CUT MT) e do professor Jodat Fernandes Jawabr (educador da ECO/CUT).

 Interiorização

De acordo com a secretária adjunta da CUT Nacional e coordenadora da Escola Centro Oeste de Formação Sindical da CUT Apolônio de Carvalho (ECO/CUT), Sueli Veiga Melo, nesses últimos anos, a formação ganhou mais importância diante do que a gente está vivendo no Brasil. "Estamos discutindo um programa nacional de formação que atenda mais as nossas necessidades de debate e analise de conjuntura, de reflexão das pautas e princípios da CUT, no sentido de reafirmar a posição e a concepção cutista, porém envolvendo mais gente, mais pessoas", aponta.

"A orientação nacional, regional e estadual, é que neste período de um ano, definimos que na região vamos fazer cursos mais rápidos. A ideia é semelhante aos antigos módulos de concepção estrutura e prática sindical, que agora será  concepção, estrutura, prática e gestão sindical, divididos em  seis cursos e mais interior, para possibilitar mais companheiros participando, tantos os filiados ao sindicato  e não filiados, mas são simpatizante ou outros que tem possibilidade da gente para o projeto da CUT. Então, a nossa estratégia, neste momento, aqui na região é ampliar, interiorizar e chegar mais nas nossas bases com os cursos de formação", afirma.

A CUT Nacional aprovou também é um programa inovador, denominado "Formigueiro", informa a dirigente da CUT Nacional. Segundo Sueli,  "a ideia do"Formigueiro" é  fazer uma formação mais rápida e atender mais pessoas,  não são do campo sindical, mais abranger também os movimentos sociais, como os movimentos de mulheres, negros, índios e estudantil. Não terá o formato de curso, que é demorado, mas de encontros rápidos de uma tarde, uma manhã ou noite, com um material único a ser trabalhado no Brasil inteiro. A ideia principal é disseminar a formação do ponto de vista, concepção e organização da classe trabalhadora", explica, ressaltando que o novo programa de formação será muito importante para o momento que nós estamos vivendo e vai atender muito bem a nossa necessidade de articulação com os outros movimentos sociais.

Cronograma de Cursos de Formação 2016

Curso de Organização e Representação Sindical de Base Regional – ORSB

Rondonópolis – 12 a 14 de agosto

Cuiabá e baixada Cuiabana – 26 a 28 de agosto

Sinop – 9 a 11 de setembro

Colíder – 30 de setembro a 02 de outubro

Tangara da Serra – 14 a 16 de outubro

Juína – 18 a 20 de novembro

 

Curso de Gestão Sindical: 03 módulos

    1º Módulo – 23 a 25 de setembro

    2º Módulo – 25 a 27 de novembro

    3º Módulo – 2017

 Curso de Formação de Formadores Continuada – FFC

Goiânia – 01 a 04 de agosto

 1º Módulo de Formação de Dirigentes avançado:  05 Vagas

 16 a 19 de agosto – Local a Definir

Sílvia Marques

Assessoria/CUT-MT

Cuiabá, MT - 30/06/2016 11:56:42


Print Friendly and PDF

Exibindo: 3511-3520 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter