A subsede de Vila Rica do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) foi notificada, nesta quarta-feira (10), pelo Ministério Público Estadual (MPE), em função da paralisação dos trabalhadores da rede municipal de ensino. Indignada, a entidade protocolizou, nesta tarde, uma resposta à notificação recomendatória, afirmando que se trata de uma manifestação pacífica, amparada pela Constituição Federal.

De acordo com a diretora da regional Leste III do Sintep/MT, Marizete Maria do Nascimento, os profissionais da educação continuaram a reunião de mobilização, apesar da tentativa de intimidação. "Nós somos conscientes da nossa responsabilidade e vamos repor a aula de hoje, sem qualquer prejuízo aos alunos", garantiu. A paralisação foi marcada depois das inúmeras tentativas, em vão, de diálogo junto à prefeitura municipal, para a adequação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS).

O prazo para a formulação do Plano foi encerrado no dia 31 de dezembro de 2009, conforme a Lei do Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN) n° 11.738/08. "A única resposta que tivemos do prefeito (Naftaly Calisto da Silva) é que cabe a ele ceder ou não o Piso Salarial e, ainda, marcar ou não reunião com o Sindicato", contou. Segundo a sindicalista, o descaso do Poder Executivo traz sérios prejuízos para a categoria. "Estamos avançando na discussão, mas já observamos que o PCCS praticado atualmente está defasado", acrescentou Marizete do Nascimento.

Paralisação Nacional - Os trabalhadores da educação continuam mobilizados e já anunciam uma nova paralisação, no dia 16 de março, em conformidade com a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE). Neste dia, profissionais de todo o País estarão paralisados. "Nós vamos participar deste movimento em defesa do PSPN, mais especificamente pelo julgamento do mérito da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4.167 contra a Lei do Piso", finalizou a diretora do Sintep/MT.

Cuiabá, MT - 10/03/2010 00:00:00


Print Friendly and PDF

Exibindo: 7151-7160 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter