Diretores do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) reuniram-se, nesta quinta-feira (18), com a secretária adjunta de Políticas Educacionais da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Rosa Neide Sandes de Almeida. Em pauta, o Seminário Sintep/Seduc, novas habilitações, fragmentação do Ensino Fundamental no Estado, e reorganização curricular.

Segundo o presidente do Sindicato, Gilmar Soares Ferreira, há algumas situações no interior da escola que podem se complicar, caso estes assuntos não sejam discutidos profundamente. "Hoje temos muitos professores com especializações que buscam novas habilitações e encontram dificuldades no processo de atribuição de aulas", relatou. Ele destacou ainda que com a contratação de novos profissionais, em função do concurso público, a situação pode se agravar.

Esta é uma das questões que serão abordadas no Seminário Sintep/Seduc. "Este evento foi uma das deliberações do último Conselho de Representantes da entidade, em função das dificuldades dos profissionais com relação à atribuição de aulas e organização curricular", informou a secretária-geral do Sintep/MT, Vânia Miranda.

A importância de um seminário voltado a estes temas também foi reconhecida pelo secretário de Políticas Educacionais da entidade, Henrique Lopes. "Hoje há uma fragmentação do ensino fundamental, com a rede municipal responsável pelos ciclos iniciais e a estadual, pelos ciclos finais", frisou. De acordo com ele, o Sintep/MT defende o regime de colaboração entre os entes federados, desde que ele ocorra dentro dos critérios estabelecidos pela Lei, como o artigo 10 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).

A secretária adjunta reconheceu que houve declarações equivocadas. "A Seduc não deu esse tipo de orientação, o que ocorre é que, em algumas situações específicas, onde há apenas uma escola no município, essa prática foi adotada", esclareceu. Ela disse ainda que a intenção da Seduc é buscar o melhor atendimento para que não haja professores sem alunos nas escolas. Um estudo em todas as escolas do Estado organizadas em ciclos está previsto pela Secretaria, a fim de levantar as principais dificuldades.

Reunião quadrimestral - Também foi pautada pelo Sintep/MT, a necessidade de marcar a data da reunião quadrimestral, que deve ocorrer na segunda quinzena de março. Este foi o compromisso assumido pela Seduc na última assembleia geral da categoria, realizada no dia 08 de fevereiro deste ano. Além de Gilmar Soares, Vânia Miranda, e Henrique Lopes, a vice-presidente, Jocilene Barboza, e a secretária de Formação Sindical do Sintep/MT, Marli Keller, também participaram da reunião.

 

Fonte: Pau e Prosa Comunicação

Cuiabá, MT - 19/03/2010 00:00:00


Print Friendly and PDF

Exibindo: 7131-7140 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter