Há menos de um mês da realização da etapa estadual da Conferência de Avaliação do Plano Estadual de Educação (CONAPEE) – que está prevista para ocorrer de 22 a 25 de novembro – o Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) destaca com preocupação a representatividade dos debates das etapas municipais para a avaliação do Plano Estadual de Educação (PEE). O curto espaço de tempo para a articulação dos segmentos que compõem as plenárias, nas 141 cidades do estado poderão comprometer o resultado da Conferência.

O lançamento dos trabalhos, no início de outubro, apertou o calendário para as discussões do texto base nos municípios. Desde o dia 20 de outubro, as conferências municipais deveriam estar a pleno vapor, no entanto, é sabido que a agenda apertada comprometerá a discussão municipal em pelo menos 30 cidades.

Somado a isso, está na fase inicial dos debates nas escolas, que tiveram menos de 15 dias para ocorrerem. O resultado, foi na pouca ou nenhuma discussão sobre o texto base, até mesmo nos municípios que executaram as etapas municipais. Muitos dos/as delegados/as que integraram as discussões foram enviados para os encontros sem noção do texto base ou posição da base escolar.

A grande reclamação dos representantes das escolas estaduais foi sobre o descaso da Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc-MT), órgão que integra o Fórum, responsável pelo evento, e que não liberou educadores e estudantes para realizarem a etapa escolar fundamental para a etapa municipal.

 

Assessoria Sintep/MT

Cuiabá, MT - 27/10/2017 18:59:32


Print Friendly and PDF

Exibindo: 2801-2810 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter