Ao ser chamada para a apresentação musical, durante a abertura do 4º Encontro Estadual de Aposentados e Aposentadas do Sintep/MT, sexta-feira (18.05), em Cuiabá, a poconeana Maria Rosa Rondon, professora aposentada da educação pública, lembrou aos/as participantes sobre a importância de estarem na luta. Apesar da aposentadoria citou ela, “nossas conquistas são do tamanho de nossas lutas”. A fala da professora se somou à própria defesa sindical que nos dois dias de encontro – sexta e sábado – trouxe a afirmação: “aposentados sim, inativos nunca”.

Para esclarecer sobre a importância da participação de todos/as na defesa de direitos conquistados, o presidente do Sintep/MT, Henrique Lopes, traçou o cenário de perdas de direitos, posto pelo golpe de Estado, instalado no país desde 2016. Lembrou que a ameaça atinge também os/as trabalhadores/as que já estão fora do mercado profissional. “A Reforma da Previdência se implementada, retirará a paridade salarial dos inativos e aumentará as alíquotas de desconto previdenciário.

O presidente abordou a retirada de direitos desencadeada nacionalmente por meio de reformas como a do Ensino Médio, a Trabalhista e a Lei da Terceirização, com forte participação da mídia, do Legislativo e Judiciário. Citou os impactos em Mato Grosso, onde o Governo é administrado pelos interesses do agronegócio, promovendo ataques às conquistas sociais e trabalhistas. “Temos que lutar juntos para mantermos a política da Dobra do Poder de Compra, um avanço recente, fruto da greve de 67 dias em 2013”.

O professor aposentado João Bosco Dinis, do município de Tangará da Serra, aproveitou para ressaltar que como trabalhador da Educação em Mato Grosso conquistou condições para conhecer outros países. Tendo viajado pela Europa, América Latina e outros, chegou à conclusão de que no Brasil “a Lei não nos protege e o Governo não nos prestigia”. Sendo assim, a luta é a única forma de conquistas.

A vice-presidente do Sintep/MT, Jocilene Barboza, ressaltou que foi com a participação de todos e todas, que hoje estão aposentados/as, que se avançou em momentos quando forças conservadoras e retrógradas se impuseram. E, conforme ela, pelo fato das conquistas não serem permanentes, é preciso, mesmo na condição de aposentados e aposentadas, fazer a resistência. Ela citou a ameaça da Reforma da Previdência que se implementada prejudicará a todos os/as trabalhadores/as, ativos e inativos.

As atividades coordenadas pela secretária de Seguridade Social do Sintep/MT, Edna Mahnic, e a adjunta, Francisca Alda, prosseguem no período da tarde. Na parte da manhã a mesa foi composta pela “mestre de cerimônia”, a diretora regional Nortão II, Francisca Ilmarli Teixeira, e pelo secretário de Funcionários, Djalma Francisco.

veja mais fotos no facebook do Sintep/MT

Assessoria/Sintep-MT

Cuiabá, MT - 18/05/2018 18:11:36


Print Friendly and PDF

Exibindo: 2441-2450 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter