Defender o conceito de que aposentadoria é o período de inatividade profissional, não de ausência de participação e cidadania, resultou no reconhecimento ao Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), durante o 4º Encontro de Aposentados/as do Sintep/MT (18 e 19.05). Durante o baile de confraternização, os/as mais de 100 participantes presentearam o presidente, Henrique Lopes, como o símbolo de dessa conquista que resgatou os/as filiados/as inativos/as para a luta.

O presidente ganhou um violão, peça que admira e integra suas atividades de lazer. Agradeceu e destacou que o presente veio na hora certa, pois o que possuía estava quebrado. Brincadeiras à parte, Henrique lembrou que o lema dos trabalhadores e trabalhadoras da educação: “aposentados/as sim, inativos nunca. Educadores/as, sempre”, reforça a necessidade de que todos e todas desfrutem de atividades que proporcionem aprendizado, continuamente.

“Henrique merece pois trouxe trouxe um diferencial para o Sintep/MT quando reconheceu a importância dos/as aposentados/as, que estavam esquecidos, e fez esse resgate na participação das atividades sindicais”, destacou a professora aposentada, Francisca Ilmarli Teixeira.

Segundo Ilmarli, também dirigente sindical, é preciso reforçar que, mesmo deixando as atividades escolares, os/as aposentados/as continuam integrando a luta pela valorização profissional, já que a paridade salarial é uma conquista dos educadores/as. “Os impactos e ameaças governamentais sobre os ganhos dos ativos são os mesmos para aqueles que já se aposentaram”, lembra.

Para Henrique Lopes é fundamental que todos e todas participem dos enfrentamentos e da transferência de conhecimento sobre a importância da luta para os que chegam agora na educação. Afinal, lembra, “foram eles, enquanto na ativa, que ajudaram a construir a valorização profissional”, disse.

Feliz por estar participando das atividades do encontro, Cida Galdino, faz uma retomada na participação sindical. Professora aposentada de Nova Mutum, onde atuou durante 18 anos na mesma unidade escolar, ressalta que a aposentadoria lhe rendeu um vazio. “Fique sem saber o que fazer, meu esposo faleceu, minha filha casada, pensei estou aposentada não sirvo mais pra nada, meu prazo de validade acabou, entrei depressão”.

O resgate veio aos poucos, está sendo construído, desde que ela passou a compreender que mesmo sem estar na escola poderia continuar a contribuir com a educação. A professora Cida, está se inteirando das lutas sindicais e nas horas vagas se dedica a uma página no Facebook - poesias e prosa da professora Cida- sendo por vezes convidada para recitar em atividades escolares.

Confira fotos no facebook do Sintep/MT

Assessoria/Sintep-MT

Cuiabá, MT - 24/05/2018 16:40:00


Print Friendly and PDF

Exibindo: 2441-2450 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter