O prefeito de Cláudia (608 km de Cuiabá), Vilmar Gianchi, se comprometeu com o governador do Estado, Silval Barbosa, a realizar o pagamento referente ao mês de abril dos profissionais da educação da rede municipal. O acerto foi realizado por meio de conferência telefônica durante audiência realizada hoje (20) com a direção do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT). "Este foi um passo importante e fundamental para a retomada do diálogo e mostra a sensibilidade do governador com o ensino público de Cláudia", ressaltou o presidente do Sintep/MT, Gilmar Soares Ferreira.
Além do pagamento do salário retido, o gestor municipal prometeu anular as notificações individuais enviadas aos grevistas e reverter as demissões dos temporários, além de dialogar, com a subsede do sindicato e técnicos da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc/MT), no sentido de construir um Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS). Participou da negociação o deputado estadual, Ságuas Moaraes (PT).
A vice-presidente do Sintep/MT, Jocilene Barboza dos Santos, presente à audiência, comemorou a opção do sindicato, que se mostrou acertada. "Mais uma vez, fizemos o caminho certo. Quando o diálogo acabou, buscamos o apoio das autoridades no sentido de garantir os direitos dos profissionais". Agora, os trabalhadores de Cláudia, que estão em Cuiabá desde o último dia 17, aguardam a assinatura do acordo para retornar ao município.
Reivindicações - Os profissionais da educação reivindicam o reajuste do PSPN referente a 2009, que seria R$ 1.132,00. "Esse valor já deveria ser reajustado em janeiro deste ano e, até o momento, nem sequer é praticado", frisou o presidente do Sintep/MT, Gilmar Soares. Também integram a pauta: o respeito ao plano de carreiras; pagamento das dívidas históricas para com a educação, principalmente relacionadas ao antigo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) dos anos de 2004, 2003, 2002 e 2001; e melhores condições de trabalho e estudo nas escolas.

Cuiabá, MT - 20/05/2010 00:00:00


Print Friendly and PDF

Exibindo: 7001-7010 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter