O secretário de Finanças do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), Orlando Francisco, participou, ontem e hoje (20 e 21), da "III Conferência Estadual de Saúde Mental - Intersetorial". O evento, organizado pelo Governo do Estado de Mato Grosso, reuniu delegados de todo o Estado no Hotel Fazenda Mato Grosso. Para esta edição o tema escolhido foi "Saúde mental direito e compromisso de todos: consolidar avanços e enfrentar desafios".

Para o sindicalista, a intersetorialidade, além de um desafio, garante espaço aos diversos atores que compõem a sociedade. "É importante podermos levar para a categoria, que vive este tipo de problema, os encaminhamentos. Além disso, é um espaço em que podemos propor mudanças nas políticas de saúde pública", pontuou. Ainda de acordo com o secretário de Finanças, estudos da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação (CNTE) indicam um aumento expressivo de doenças mentais, causadas pelo estresse, em trabalhadores da educação.

Orlando Francisco propôs a inclusão dos Estados e municípios na base de cálculo dos recursos específicos da Saúde, como o Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF), Imposto sobre Produtos Industrializados, (IPI) e o Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab). "Tudo isso para que seja possível melhorar a qualidade da saúde pública e, consequentemente, a vida das pessoas, uma das bandeiras do Sintep/MT", finalizou.

 

Fonte: Pau e Prosa Comunicação

Cuiabá, MT - 21/05/2010 00:00:00


Print Friendly and PDF

Exibindo: 7001-7010 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter