Mais uma vez, o prefeito de Cláudia, a 608 km de Cuiabá, Vilmar Gianchini (PMDB), desrespeitou acordo firmado com os trabalhadores da rede municipal. A novidade desta vez é que, além da categoria, o governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, também entrou no rol dos ludibriados. Isto porque, durante audiência realizada nesta quinta-feira (20) com membros da direção do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), o gestor municipal se comprometeu com o chefe do Executivo estadual a cessar as retaliações aos profissionais e retomar o diálogo. "Infelizmente, já estamos acostumados com esse tipo de atitude do prefeito, que tem se tornado cada vez mais comum", salientou o presidente do Sintep/MT, Gilmar Soares Ferreira.

O novo desrespeito ao acordo firmado impede o fim do movimento grevista. Por este motivo, os trabalhadores de Cláudia, que desde a segunda-feira (17) estão em Cuiabá, decidiram encaminhar nova proposta ao prefeito para pôr fim ao impasse que já dura mais de dois meses. "Esta é a nossa última proposta e estamos irredutíveis. Contamos com o apoio da sociedade local e do Poder Público estadual, que tem se mostrado sensível ao pleito dos trabalhadores", destacou o presidente. Além disso, a direção central do Sintep/MT protocoliza, na manhã de hoje (21), ofício endereçado a Silval Barbosa para relatar o ocorrido.

Reivindicações - Os profissionais da educação reivindicam o reajuste do piso nacional referente a 2009, que seria de R$ 1.132,00. "Esse valor já deveria ser reajustado em janeiro deste ano e, até o momento, não foi praticado", frisou o presidente do Sintep/MT. Também integram a pauta: o respeito ao plano de carreiras; pagamento das dívidas históricas para com a educação, principalmente relacionadas ao antigo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) dos anos de 2004, 2003, 2002 e 2001; e melhores condições de trabalho e estudo nas escolas.

 

Clique aqui para ler o ofício encaminhado ao prefeito de Cláudia

 

Clique aqui para ler o ofício encaminhado ao governador do Estado de Mato Grosso

 

Fonte: Pau e Prosa Comunicação

Cuiabá, MT - 21/05/2010 00:00:00


Print Friendly and PDF

Exibindo: 7001-7010 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter