Os membros da Direção Estadual da Central Única dos Trabalhadores de Mato Grosso (CUT/MT) aprovaram, por unanimidade, a indicação do secretário de Saúde e Condições Sociais do Sindicato dos Bancários de Mato Grosso (SEEB-MT), João Dourado, para a presidência da Central mato-grossense. A deliberação ocorreu durante a reunião da Direção Estadual, na manhã de hoje (21), no auditório do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT).

O remanejamento ocorreu em função do licenciamento do então presidente, Julio Cesar Martins Viana. "O João Dourado tem experiência no movimento sindical. Além disso, o ser humano vive em constante transformação e o aprendizado é consequência disso". O novo presidente concordou. "É a primeira vez que assumo esse cargo, mas acredito que o desafio trará novos conhecimentos e espero contribuir a contento para que a CUT/MT continue na trajetória em que está", afirmou João Dourado.

O encontro também abordou os assuntos: Eleições 2010; I Encontro Estadual da Jornada de Desenvolvimento; Agenda de Modernização das Relações de Trabalho; Aquisição da sede; e Plataforma da CUT para as Eleições 2010. "O alinhamento destas questões é imprescindível para delinear o projeto político da Central com aquilo que queremos para a classe trabalhadora", frisou a secretária de Formação da CUT/MT e secretária geral do Sintep/MT, Vânia Miranda.

A modernização das relações de trabalho será um dos temas do I Encontro Estadual da Jornada de Desenvolvimento, que será realizado nos dias 29 e 30 de maio, em Cuiabá. "Será o início dos debates acerca desta agenda, além das diversas formas de desenvolvimento levando em conta a sustentabilidade ambiental e os biomas presentes em Mato Grosso, além da importância da Economia Solidária", resumiu Julio Viana.

Esta iniciativa, inclusive, faz parte de um plano elaborado pela CUT/MT, e entregue ao superintendente regional do Trabalho e Emprego em Mato Grosso, Valdiney de Arruda, no final de abril. Intitulado "Plano para a Modernização das Relações de Trabalho em Mato Grosso", o documento propõe ações além daquelas constantes na Agenda do Trabalho Decente (ATD), projeto da Organização Internacional do Trabalho (OIT), adotado pela União e que teve o Estado como o segundo do país a tomar a iniciativa da sua articulação, no ano passado.

Modernização - Os três eixos principais da ATD são: prevenção dos acidentes fatais de trabalho, combate ao trabalho escravo e ao trabalho infantil. Segundo o documento, a Central mato-grossense também trabalha a promoção da formação profissional, e a inclusão de jovens e adultos entre 40 e 60 anos no mercado de trabalho. "É possível e necessário analisarmos a redução da grande rotatividade no mercado de trabalho e garantir o emprego formal a todos", frisou. "Para isso, precisamos incluir nesta Agenda, a jornada de trabalho legal, formalização do emprego, melhor infraestrutura da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Mato Grosso (SRTE/MT) e sua interiorização", explicou Julio Viana.

Cuiabá, MT - 21/05/2010 00:00:00


Print Friendly and PDF

Exibindo: 7001-7010 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter