Feijão, arroz, macarrão. O básico. É o que dá para comprar com os R$ 50 do cartão-alimentação que Joana D’Arc dos Santos, 60 anos, recebeu do governo de Pernambuco por cada um dos seus três netos. O benefício, distribuído para 240 mil estudantes da rede estadual, deveria substituir a merenda, suspensa por causa do fechamento das escolas durante a pandemia de coronavírus. O valor deveria cobrir um mês de despesas com comida, mas “não chega nem a dez dias”, segundo Joana.
“Só compro carne e verdura de vez em quando, porque é caro. A mistura [proteína] é mais mortadela, salsicha, frango”, conta a avó. Os netos dela – Érica, Elison e Carla, com idades entre 11 e 17 anos – tinham três refeições balanceadas por dia na escola em período integral. Mais de 60% das escolas do estado funcionam em período integral.
Na comunidade do Coque, no Recife, Pernambuco, a família se sustenta com R$ 240 do Bolsa Família mais uma renda variável da mãe das crianças, que não mora na mesma casa. Ela comercializa bilhetes de loteria, mas não está conseguindo vender nada por causa do isolamento social. Eles ainda não conseguiram o auxílio emergencial de R$ 600 do governo federal. “Não passamos necessidade porque recebemos uma doação de alimentos”, diz Joana.
A merenda escolar é a principal fonte de alimentação para várias crianças e adolescentes no Brasil, onde 14 milhões dos que estão abaixo da linha da pobreza têm menos de 14 anos. Auxílios alimentação pagos aos estudantes das escolas públicas, por estados e municípios, têm sido insuficientes para suprir as necessidades das famílias de baixa renda. E, com aulas presenciais suspensas há mais de um mês, muitas estão em situação de insegurança alimentar.
Como o Governo Federal não estabeleceu um padrão, cada localidade adotou uma fórmula diferente para manter alimentação dos estudantes. Grande parte das secretarias estaduais optou por distribuir auxílios financeiros na forma de cartões ou vales-alimentação. É o caso de Pernambuco, Pará, Piauí, Bahia, Ceará, Alagoas, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. No geral, os valores são muito próximos ao caso pernambucano. Em outros estados, como Paraná, Tocantins, Santa Catarina e Amapá, tem ocorrido a distribuição de kits e cestas básicas.
Além do valor ou quantidade de alimentos insuficientes, muitas famílias relatam que nem chegaram a receber os recursos.
Em Teresina, no Piauí, Raquelina Nascimento Nogueira, 35 anos, espera o auxílio de R$ 60 da filha Erika, de 13 anos, estudante da rede pública estadual. Elas são beneficiárias do Bolsa Família (R$ 171/mês), um dos critérios para a liberação do auxílio. “Só recebi uma cesta básica pela minha outra filha, Evelin, de 8 anos, que estuda em escola municipal. Se não fosse isso, estaríamos no zero”, relata.
Rosilda Sampaio, 55 anos, desempregada, também aguarda o benefício de R$ 50 ao filho Carlos, 16 anos, aluno da rede estadual de Alagoas. A única renda da família é a pensão do pai do menino, que faleceu, no valor de um salário mínimo. “Hoje [dia 6 de maio] pedi 1 quilo de carne fiado no açougue porque não tinha dinheiro”, conta a mãe. Ela está com suspeita de Covid-19, porém apenas com sintomas leves.
No Pará, o auxílio financeiro é um pouco mais robusto, de R$ 80 por estudante. Mesmo assim, a família do motorista autônomo Mário Botelho, de 53 anos, está no aperto. A renda dele caiu por causa da redução da demanda dos passageiros na pandemia, e a esposa está desempregada. Fora o auxílio de R$ 80, que receberam pelo filho Deric, de 17 anos, matriculado na rede estadual, a única ajuda foi uma mini cesta básica, no valor de R$ 40, por Deniel, de 5 anos, aluno da rede municipal de Belém.
“A cesta tinha arroz, café, bolacha, óleo, macarrão, leite, fubá de milho. Somando a cesta e o auxílio, deu para as refeições de aproximadamente oito dias. É pouco”, diz Mário.
As secretarias de Educação dos estados citados não responderam aos questionamentos até a publicação da reportagem.