Na última quarta-feira (06.05) a notícia da retirada dos profissionais da educação e de outras áreas, do congelamento de salarial, proposta no artigo 8º do PL federal nº 39/2020, ganhou a mídia nacional. O encaminhamento dado pelo Senado, ao acatar a emenda da Câmara Federal, recebeu comentários que despertaram a indignação de profissionais da educação, com destaque para professora Elionai Witczak, da rede estadual de Mato Grosso. 

Revoltada com o que considerou descaso com os profissionais da educação, emitidos pela comentarista da CNN Brasil, Raquel Ladin, a professora encaminhou uma nota para a emissora em que questiona a conduta da profissional. Segundo argumenta a professora Elionai, a análise da referida comentarista está sustentada no desconhecimento sobre a atuação dos educadores. 

Conforme deixa claro na carta, o pronunciamento sobre os trabalhadores na educação revela desinformação além de desconsiderar a importância do educador não apenas para a pandemia, mas na construção do pós-pandemia, levando a milhares de brasileiros a ideia equivocada sobre a importância do papel dos educadores.

Leia abaixo a Carta enviada a emissora

À Equipe de jornalismo da CNN 

Quero aqui expressar minha indignação com o comentário da analista de economia Raquel Landin realizado na edição do dia 06/05 do jornal da CNN Brasil apresentado pela jornalista Monalisa Perrone. O tema em questão era sobre o NÃO  congelamento dos salários dos professores da rede pública.
O comentário  da Analista foi extremamente infeliz e maldoso!
"Mas eles nem estão na linha de frente do combate à pandemia?"  Disse a Analista ao se referir  ao NÃO congelamento dos salários dos profissionais  da Educação Pública. 
A classe de servidores públicos que recebe o menor salário de todas as carreiras do executivo , que historicamente já é tão massacrada pela desvalorização social, profissional e salarial ainda tem de ouvir um  absurdo deste?
Por acaso essa senhora  acha que os professores do Brasil estão em quarentena por que querem? 
Ou pior, talvez ela acredite que por critério de justiça com as outras categorias que estão na linha de frente,  devamos lotar  as salas de aulas e pulverizar o corona virus, provocando um colapso na saúde pública com o alastramento ainda maior do vírus?
Pois somos sabedores que as crianças não sabem nem o que é distanciamento de segurança, e muito menos terão um monitor para cada uma para que minimamente se mantenham distantes uma das outras.
Talvez a senhora  Raquel Landin faça parte daqueles que desvalorizam o nosso trabalho, por ser uma analista de economia e afinal,  Educação não gera lucros ,não é mesmo?!
E o pós-pandemia?
Quem vai  fazer o trabalho do ponto de vista da conscientização, da humanização,  do ponto de vista da ciência, da biologia,  da história,  da geografia  com crianças, jovens  e estudantes  após esse período pós- pandemico na Educação ?
A polícia militar? Profissionais da saúde? Agentes de trânsito? Polícia Civil? 
Não, senhora. É a Educação!
Estamos todos no mesmo barco.
Somos os braços que movem a máquina, porém não geramos lucro, geramos : CONHECIMENTO.

Elionai Witczak 
Professora da Rede Pública Estadual de Ensino de Mato Grosso. 
Sorriso-MT

 
Cuiabá, MT - 08/05/2020 18:51:29


Print Friendly and PDF

Exibindo: 1221-1230 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter