Na última quarta-feira (06.05) a notícia da retirada dos profissionais da educação e de outras áreas, do congelamento de salarial, proposta no artigo 8º do PL federal nº 39/2020, ganhou a mídia nacional. O encaminhamento dado pelo Senado, ao acatar a emenda da Câmara Federal, recebeu comentários que despertaram a indignação de profissionais da educação, com destaque para professora Elionai Witczak, da rede estadual de Mato Grosso.
Revoltada com o que considerou descaso com os profissionais da educação, emitidos pela comentarista da CNN Brasil, Raquel Ladin, a professora encaminhou uma nota para a emissora em que questiona a conduta da profissional. Segundo argumenta a professora Elionai, a análise da referida comentarista está sustentada no desconhecimento sobre a atuação dos educadores.
Conforme deixa claro na carta, o pronunciamento sobre os trabalhadores na educação revela desinformação além de desconsiderar a importância do educador não apenas para a pandemia, mas na construção do pós-pandemia, levando a milhares de brasileiros a ideia equivocada sobre a importância do papel dos educadores.