Mais uma vez a categoria da educação provou que ‘unidos são fortes” e impediram por meio de votação a fragmentação sindical, na região de Rondonópolis. Uma Assembleia convocada em Edital pelo denomiado Sindicato para os Profissionais da Educação da Região Sul (Sipros), para segunda-feira (20.04), na Escola Estadual de Ensino Médio Major Otávio Pitaluga, foi concluída com a ratificação do Sintep-MT como único representante dos profissionais da Educação no Estado. 

A liderança do Sipros abriu a Assembleia e deu por encerrada a participação, assim que a categoria, com representantes de mais de onze municípios da região sul, iniciou o questionamento sobre quais seriam as motivações para um novo sindicato. Sem discutir, abandonaram a Assembleia. 

Os dirigentes do Sindicatos dos Profissionais da Educação de Mato Grosso (Sintep-MT) conduziram a votação, com a presença de uma tabeliã,  e por unanimidade a categoria disse  Não a fragmentação sindical. “O Sintep-MT nos representa, é ele quem faz a luta desde 1965, quando ainda éramos Ampe”, destacou o filiado professor Antonio Fernandes. 

Para o colega também de Rondonópolis, Antonio Adalberto, funcionário da educação, foi esse Sipros que em 2004 ‘arrebentou’ as conquistas que a categoria obteve com a Lei 050 (Lei da Carreira) e com a Lei 049 (implantava o programa de formação Arara Azul). Na época, acordos feitos com o governo do Estado trouxeram perdas para Lopeb e principalmente para os funcionários que suspendeu o programa Arara Azul no Estado.

Diante da surpresa pela informação truncada de que estariam realizando uma Assembleia para debater perdas com a URV, e não ratificar o Sipros como Sindicato, a professora Patrícia Carina, até então filiada ao Sipros e ao Sintep-MT, participou da reunião paralela que o Sipros realizou para tratar de URV.

”Foi tudo muito suspeito. Como filiada não fui comunicada de que teria esse debate e já apresentaram custo com advogados, e publicaram um edital para hoje com outro tema”, disse. Diante desses atropelos, ela declarou publicamente sua desfiliação, ficando apenas no Sintep-MT, “sindicato de luta, democrático e livre”. 

 

Assessoria/Sintep-MT

Ciuabá, MT - 20/04/2015 18:15:24


Print Friendly and PDF

Exibindo: 611-620 de 743

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter