“É fundamental que façamos encontros dos trabalhadores da educação, de toda a categoria, para referendar a construção de ações que desarmem os ataques em curso, diante da financeirização e mercantilização da Educação Pública no pais”. A afirmação do presidente da subsede do Sintep/MT de Rondonópolis, João Eudes, foi a diretriz retirada após encerramento do III Seminário com Novos Concursados: Aderindo a Carreira dos Profissionais da Educação do Estado do Mato Grosso.

A subsede de Rondonópolis realizou sexta e sábado passados (21 e 22.09), com o mesmo sucesso das edições anteriores (2010 e 2013), debates com os novos concursados da Educação. A importância dos debates são não apenas para resgatar, mas para defender as conquistas dos trabalhadores da educação, atualmente ameaças pelas políticas educacionais em curso. 

O III Seminário resgatou a história e a estrutura de organização do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), como bandeira necessária para o entendimento dos novos profissionais sobre a relevância da luta sindical no estado, e no país.

Na abertura dois presidentes do Sintep/MT, Júlio César Viana (1998 a 2006) e Gilmar Soares (2006 a 2012) apresentaram a análise de conjuntura. Em destaque as antirreformas dos governos Federal e Estadual e os impactos para a carreira dos educadores em Mato Grosso. Tanto Viana quanto Soares destacaram o papel da luta sindical nesse enfrentamento. Um desafio coletivo que todos devem participar, principalmente aqueles vieram para Mato Grosso atraídos pelas condições de salário e trabalho.

Para apresentar a construção das conquistas, existentes a partir da organização sindical, tiveram a fala os professores e militantes históricos do sindicato em Mato Grosso, Odorico Ferreira Cardoso e Júlio Viana. Juntos resgataram o processo de organização dos trabalhadores da educação no Brasil, considerando a defesa da educação pública, de qualidade e a valorização dos seus profissionais.

No painel sobre Jornada de Trabalho e Carreira Profissional: principais bandeiras e cenários de implantação do Piso Salarial Profissional na Rede Estadual de Ensino, com a diretora Maria Celma de Oliveira e o também secretário de articulação sindical, Júlio Viana, foram detalhados os fundamentos que fazem da Lei Orgânica dos Profissionais da Educação Básica (Lopeb) um documento referência das conquistas.

Viana explanou a relevância das três pontas de sustentação da carreira profissional.  Na primeira base destacou a necessidade de atuar com todos os profissionais que atendem à demanda educacional, nas mais diversas habilidades, que não apenas aquela desenvolvida pelos professores. Abordou a importância da carreira estável, com quadro de dedicação exclusiva, que independesse das trocas de poderes, para assim garantir a continuidade do trabalho. E, finalmente, a jornada de 30 horas, cujo objetivo é dar condições vida e saúde a esses servidores.

Os painéis de debates foram concluídos com o tema “Funcionários/as de Escola – o processo histórico de construção da sua identidade profissional e os desafios da profissionalização”, com o secretário adjunto de funcionários, Klebis Marciano, e com a presidente do Sintep/MT, Jocilene Barboza.

Assessoria/Sintep-MT

Ciuabá, MT - 27/09/2018 12:12:40


Print Friendly and PDF

Exibindo: 211-220 de 743

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter