Os trabalhadores e trabalhadoras da Rede Pública Estadual de Ensino de Mato Grosso em greve no munícipio de Sorriso desde o dia 27 de maio de 2019, em defesa da pauta de reivindicações de 2019 e do cumprimento da Lei 510/2019, através do SINTEP/SUBSEDE de Sorriso vem a público REPUDIAR a atuação arbitrária do Senhor EDMAN WEVERTON DO PRADO, gestor da Escola Estadual Ignácio Schevinski – Sorriso /MT.

O REPÚDIO da categoria, reunida em assembleia geral, é fruto da indignação com as atitudes arbitrárias deste indivíduo que se esquece de que seu concurso público – fruto de greve e de luta da categoria – é para a função de professor e não de gestor escolar. Ocorre que desde a deflagração da greve dos trabalhadores/as da Educação no Estado de Mato Grosso, este indivíduo valeu-se de mecanismos e subterfúgios ilegais para intimidar e coagir aqueles e aquelas que lutam por seus direitos. Desrespeitou leis vigentes e estatutárias que nos regem, bem como orientações e recomendações da própria assessoria pedagógica do município. Praticou abuso de poder, fazendo uso arbitrário de suas próprias razões para punir de forma exemplar aqueles e aquelas que ousassem a aderir ao movimento paredista ao contratar, particular e pessoalmente, substitutos para a única profissional em greve na escola.

O senhor EDMAN WEVERTON DO PRADO, demonstrou estar despreparado para o cargo de gestor escolar público ao violar princípios da gestão democrática e da administração pública ao colocar dentro da unidade escolar dois professores, sem qualquer tipo de vínculo legal com o Estado de Mato Grosso, para substituírem a única professora desta unidade escolar que aderiu a greve, como forma de reprimir e intimidar os demais profissionais que pretendiam fazer adesão ao movimento paredista. A atuação deste gestor escolar, além de ser típica dos capitães do mato – que durante a escravidão no Brasil, se valiam da repressão como mecanismo para capturar, coagir e punir exemplarmente os escravos rebelados –, é extremamente indignante, uma vez que além de ser repudiante, ilegal e imoral, este diretor age como se a escola pública fosse sua propriedade particular ao desrespeitar a Constituição Federal e demais legislação vigente sobre greve. Contraria os princípios da gestão democrática e, principalmente a hierarquia institucional, tendo em vista que a própria Assessoria Pedagógica voltou atrás de sua decisão que tomou em conjunto com o diretor e solicitou-lhe, informalmente, que afastasse o substituto sem vínculo até que a SEDUC/MT se pronunciasse sobre o caso. Mesmo assim, extrapolou os limites da administração pública e manteve na unidade escolar pessoas alheias ao quadro de profissionais, desrespeitando inclusive, a própria Secretária de Estado e Educação, a qual prevê que “demais regras para o período de greve e de reposição deverão ser emitidas posteriormente, a depender dos desdobramentos do movimento paredista, das negociações entre Governo do estado e a categoria(...)”, conforme preconiza o próprio Orientativo da SEDUC/MT emitido em 27 de maio de 2019. 

REPUDIAMOS, veementemente o comportamento deste senhor e esperamos que o mesmo se paute pelos princípios legais que regem nossa Educação em Mato Grosso, principalmente no respeito aos servidores do Estado de Mato Grosso. É inadmissível que alguém ocupe cargos na Educação Pública, tomando-a como um patrimônio particular, fazendo uso arbitrário de suas próprias razões, desrespeitando o direito de greve de servidores públicos e as instâncias superiores da administração pública. Seu ato de manter no ambiente escolar, pessoas alheias ao quadro de profissionais, sem vínculo empregatício, trabalhando com crianças, reflete sua irresponsabilidade para com os princípios da administração pública. Um ato como este, configura-se como improbidade administrativa, não só para si, mas também para os gestores públicos que respondem pela Educação Pública e pelo Estado de Mato Grosso que se omitirem de tomar as providências cabíveis a este diretor escolar. 

Sorriso/MT, 06 de Junho de 2019

Sintep/Subsede de Sorriso

Livre, Democrático e de Luta!

Ciuabá, MT - 12/06/2019 12:59:21


Print Friendly and PDF

Exibindo: 151-160 de 743

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter