Hoje, 25 de março, é o último dia do Congresso da Confederação dos Educadores Americanos, que está sendo realizado em São Paulo.

Convidado para palestrar no evento, o professor Moacir Gadotti, autor do livro "Educar para um outro mundo possível", ressaltou a importância de trabalhar com educação.

"Educar é apontar um caminho para um mundo sustentável, justo e produtivo, onde todos possam viver plenamente e realizar seus sonhos". Para ele, a esperança é um dos fatores que movem o educador. "Nós sempre como educadores temos que trabalhar com a esperança. Mas na esperança não de quem espera, mas na de quem luta. Portanto, a pedagogia da esperança tem que ser sempre associada a uma pedagogia da luta", afirmou.

Em reunião, no dia 22 de março, que antecedeu o início do Congresso, o secretário da Confederação dos Educadores Americanos, Fernando Rodal destacou a importância do evento. Para ele, é necessário que a educação acompanhe o desenvolvimento econômico pelo qual o Brasil e a América Latina passam. "Houve um grande desenvolvimento econômico nos últimos anos sem dúvida e é desafio da educação acompanhar este desenvolvimento. A educação ainda tem muitas demandas para cobrir, não só no Brasil, mas na America latina toda", comentou.

Apoiam o Congresso a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), a Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores das Universidades Públicas Brasileiras (FASUBRA), a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (CONTEE), Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica e Profissional (SINASEFE), Sindicato Nacional de Trabalhadores da Educação no México (SINTE) e a Confederação dos Educadores Americanos (CEA).

 

 

Cuiabá, MT - 25/03/2011 00:00:00


Print Friendly and PDF

Exibindo: 6521-6530 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter