Encaminhar pauta de reivindicação ao Poder Executivo. Esse é o próximo passo dos trabalhadores da rede municipal de ensino de Alto Boa Vista, a 1.064 km de Cuiabá, que se filiaram ao Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) em fevereiro deste ano. Para isso, a categoria participou de uma oficina, nos dias 19 e 20 de março.

Os secretários de Políticas Educacionais e de Redes Municipais do Sintep/MT, Henrique Lopes e Alex Ferreira, respectivamente, e a diretora do polo regional Leste III, Marizete Nascimento, falaram sobre Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN), Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS), negociação coletiva, dentre outras informações. "A carreira praticada atualmente na rede municipal de Alto Boa Vista não apresenta os requisitos de valorização profissional defendidos pelo Sindicato", informou Alex Ferreira.

A pauta de reivindicação já tem pontos definidos, como a exigência da jornada de 30 horas semanais e inclusão dos funcionários da Educação no PCCS. Outra queixa da categoria é com relação à progressão na carreira adotada pelo Executivo Municipal. De acordo com o secretário de Redes Municipais do Sintep/MT, o coeficiente para graduação varia de 20% a 30% com relação ao profissional do magistério não graduado, enquanto a entidade defende a porcentagem de 50%.

O reajuste salarial também será incluído na pauta. "Estamos concluindo os estudos para chegar ao piso possível, mas ainda não tivemos acesso à folha de pagamento", continuou o sindicalista. Segundo a diretora regional do Sintep/MT, os profissionais daquele município recebem hoje o valor de R$ 405,00, inferior ao salário mínimo e um dos mais baixos de Mato Grosso. "A oficina é muito importante para mobilizar os trabalhadores da educação e organizar a luta no município, já que eles estão sem reajuste salarial há mais de seis anos", salientou Marizete Nascimento.


Cuiabá, MT - 25/03/2011 00:00:00


Print Friendly and PDF

Exibindo: 6521-6530 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter