Encontros são importantes para discutir o SUE

Os trabalhadores da educação de Mato Grosso participam das etapas municipais para a 2ª Conferência Nacional de Educação (Conae). Colíder, Rosário Oeste e Jaciara, são municípios que já avançaram nos debates em torno do Sistema Único de Educação (SUE), tema central da Conferência, e propuseram emendas ao texto em encontros realizados esta semana.
Em Colíder (650 km ao norte da Capital), a secretária adjunta de infraestrutura sindical do Sintep/MT Edina Martins de Oliveira destaca a participação de diversos segmentos não encontro municipal preparatório para a Conae.
Baseado no tema do evento: "O PNE na articulação do sistema nacional: participação popular, cooperação federativa e regime de colaboração", os participantes provocaram discussões em 2 momentos durante esta semana. Um encontro foi realizado no Centro de Agricultura Familiar e o outro na Câmara Municipal de Educação.
Edina conta que os profissionais da educação, pais, alunos, gestores públicos, conselheiros, representantes da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) dialogaram sobre os 6 eixos da Conae. "Foram feitas emendas ao texto que serão encaminhadas para a etapa regional em Sinop".
Durante as etapas municipais os representantes do Sintep/MT participam ativamente das atividades. O secretário de articulação sindical Julio Cesar Viana foi destacado como 1 dos 6 palestrantes para o encontro em Jaciara (144 km ao Sul da Capital). Cada convidado discorreu sobre um dos temas definidos no eixo. No caso de Julio a temática foram os 6 e 7 sobre a valorização e financiamento.
A presidente da subsede de Jaciara e diretora regional Sul do Sintep/MT Doralice Vieira de Castro diz que todos os participantes estiveram concentrados nos debates. "Está um trabalho bem produtivo. Hoje é o primeiro dia, tivemos uma palestra para cada eixo", disse após o primeiro dia de trabalho na etapa municipal.

Ensaio para o Congresso Estadual do Sintep/MT

A realização das etapas municipais para a Conae 2014 podem ser um ensaio para as etapas do 15º Congresso Estadual do Sintep/MT, que será realizado em setembro deste ano em Cuiabá. Os primeiros encontros ocorrem a partir do dia 15 de junho e seguem até julho nos municípios de Mato Grosso. Após a etapa municipal, serão realizadas as regionais e a estadual.
A vice-presidente do Sintep/MT Miriam Botelho explica que a preparação para o 15º Congresso dialoga com as etapas da Conae 2014. O caderno com textos base, disponibilizado às subsedes, é baseado nos eixos da Conae. "Ele deve funcionar como um instrumento para as discussões e dar um referencial para tema central, que é o SUE".
Miriam, que também é presidente da subsede de Rosário Oeste (120 km ao Norte da Capital), realizou a etapa municipal da Conae na cidade esta semana. O encontro contou com a participação dos trabalhadores da educação.
Na palestra de abertura do evento Miriam destacou que Mato Grosso está à frente do país e de outros Estados, pois aprovou a lei complementar nº 049 de 1998 prevendo o Sistema Único de Educação (SUE). Avalia que, por consequência, a materialização da Gestão Única da Educação Básica das Redes Estadual e Municipal de Ensino Público de Mato Grosso encontrou barreiras para a sua efetivação. Por isso, as experiências e as propostas do Estado são aguardadas nacionalmente.

Cuiabá, MT - 14/06/2013 00:00:00


Print Friendly and PDF

Exibindo: 5161-5170 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter