Cerca de 70 dirigentes sindicais do Sintep-MT voltam para os respectivos municípios com a meta de multiplicar para a categoria os conhecimentos adquiridos na oficina com o educador popular, Emílio Gennari.  A Formação de dois dias (14 e 15 de março) ocorreu na sede do Sindicato, em Cuiabá, e apresentou o tema Noções Básicas de Economia.
Segundo Gennari, a formação é uma oportunidade de esclarecer de forma mais substancial determinados questionamentos. O objetivo é que a partir dos elementos teóricos se tenha condições para intervir no cotidiano e na realidade social. “Essa formação em específico ofereceu noções básicas que regem a economia com propósito de que ao dominar o conhecimento os dirigentes aprendam a planejar as ações como sindicato”, esclarece.
O professor Everson Rodrigo Patto, presidente da subsede de Querência, destacou que a formação, para ele, foi um investimento na base. Porque os conhecimentos quando disseminados darão aos trabalhadores/as condições para se tornarem sindicalizados e não apenas filiados.
O papel formativo, conforme Gennari, é o de fazer com que as pessoas se perguntem o ‘por que dos porquês das coisas’. E assim entendam os mecanismos que fazem a sociedade ser como ela é. Para subsidiar os conhecimento foram apresentados tópicos como valor do preço, do valor e preço da força de trabalho, da moeda, porque temos que ter uma taxa de juros alta, o que isso tem a ver com a sustentação do Real, com se dá a exploração e qual é o papel do Estado dentro desse processo.
“Demos instrumentos teóricos para que as pessoas não se limitem as aparências da realidade e aprofundem o conhecimento cotidiano e, ao fazer isso, percebam qual é o alcance que a luta precisa ter para que as contradições sejam superadas e resolvidas”, disse.
Para o presidente da subsede de Sorriso, Edivaldo Mazolini, conhecer as superestruturas do Estado, os meios de produção e a relação entre a política e esses meios, são fundamentais para preparar a categoria para avanços e conquistas.
A presidente da subsede de Confresa, Lucimeire Lázara, destaca que a metodologia da Formação ajudará a planejar as ações a longo prazo e oferece aos profissionais instrumentos para reproduzir esses aprendizados em sala de aula.

Assessoria/ Sintep-MT

Cuiabá, MT - 16/03/2016 12:40:51


Print Friendly and PDF

Exibindo: 3631-3640 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter