O Fórum Sindical encerra mais uma reunião com o Governo, nesta segunda-feira (21.03), sem ter atendidas as pautas de reivindicação: pagamento da Revisão Geral Anual (RGA) e calendário anual de pagamentos dos servidores. Após 40 minutos de justificativas sobre os impactos que a crise política provocou na economia, os secretários de Estado da Fazenda, Paulo Brustolin, e de Gestão, Júlio Modesto, transferiram para um novo encontro, em abril, as respostas solicitadas.

Pelo que foi apresentado nessa reunião com os Secretários, o calendário de pagamento será decidido mês a mês e permanece a incerteza se o RGA será pago na íntegra. Ou seja, nenhuma proposta nova desde a última audiência com o governador Pedro Taques, que já salientava a avaliação mensal das receitas.

Para o secretário de Finanças do Sintep-MT, Orlando Francisco, representante do Sindicato no Fórum, o Governo de Mato Grosso ainda não atendeu à solicitação do Fórum para dar transparência nas contas públicas.  “O Estado tem que fazer seu dever de casa, e apresentar o que tem de receita líquida, corrente, e custeio. A partir daí poderemos ver a consistência do que o governo está apresentando”, disse.

A solicitação de transparência nas contas foi feita no ano passado e desde então o governo tem omitido essas informações. Até agora, conforme Orlando Francisco, só deram transparência no valor macro, que não possibilita uma análise detalhada para saber o todo.  “O Estado está responsabilizando a União pela dívida pública, como se fosse ela a culpada pela incompetência do Governo do Estado “, disse.

O mesmo apontamento feito pelo Sintep ganhou voz nas falas dos representantes sindicais da Unemat e da Saúde. Ambos voltaram a cobrar do Governo transparência nas contas públicas.

Para o Sintep-MT o cenário que se apresenta, diante de tantas reuniões sem propostas concretas do Governo, é vencer pelo cansaço e acabar por adotar o programa que o PSDB tem realizado em Estados como Goiás e Paraná. Que se resume em parcelar a recomposição dos últimos 12 meses (RGA) e congelar os salários por dois anos.

O Fórum Sindical é uma representação de mais de 25 entidades e sindicatos de servidores públicos do Estado de Mato Grosso, e é o responsável pela interlocução entre Governo e categorias.

 

Assessoria/Sintep-MT

 

Cuiabá, MT - 21/03/2016 17:09:45


Print Friendly and PDF

Exibindo: 3631-3640 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter