O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) reafirma a indignação a postura da Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc-MT) que proíbe contratações durante o período eleitoral. É considerada inadmissível a omissão do governo quando se exime do papel do Estado em manter a Educação Pública. Em audiência amanhã (22.08), às 16 horas, na Seduc-MT, o Sindicato tratará dessa e de outras demandas.

“Assegurar o direto dos estudantes a educação de qualidade é uma obrigação do estado”, afirma a presidente do Sintep/MT, Jocilene Barboza. A dirigente, participou ontem (20.08), no Ministério Público Estadual, da reunião solicitada pelos dirigentes do Sintep, subsedes de Cuiabá e Várzea Grande, para denunciar ao MPE os prejuízos aos/as estudantes e aos/as profissionais, após nota técnica da Seduc-MT.
 “Tem escolas que estão colocando o técnico da secretaria escolar para fazer a merenda dos/das estudantes, em outras professores de Língua Portuguesa estão dando aulas de Matemática e ainda, a direção foi orientada a juntar turmas numa mesma sala, para um único professor/a. Sem contar que, a proibição de contratos desde 7 de julho, comprometeu o pagamento de salários para quem trabalhou no mês de julho”, disse o presidente da subsede de Cuiabá, João Custodio.

Casos semelhantes ocorrem nas escolas de Várzea Grande. O presidente da subsede no município, Juscelino Dias de Moura, relatou situações de desespero entre os/as diretores/as com o fato de não poder substituir profissionais aposentados e os que faleceram, nesse período. Conforme esclareceram, a determinação da Seduc-MT promove o caos nas escolas e no direito à educação dos estudantes.

O promotor de Justiça, Miguel Slhessarenko, afirmou que tratará do assunto em nova reunião com a Seduc-MT, nesta terça-feira (21.08). O promotor que também foi designado para promotoria eleitoral já havia tratado a questão com a Procuradoria Regional Eleitoral e Seduc-MT, que resultou na nota técnica emitida pela Secretaria. Mas, após conhecimento das possibilidades legais apontada pelos dirigentes, como posse de Concurso e a lista de classificação do Processo Seletivo Simplificado (contagem de pontos), iria rediscutir o posicionamento.  Situações excepcionais foram registrada em 2014, mas com planejamento prévio o funcionamento das escolas fluiu sem danos à Educação.

Asseossoria/SIntep-MT

Cuiabá, MT - 21/08/2018 14:09:44


Print Friendly and PDF

Exibindo: 2311-2320 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter