O Sindicatos dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) se reúne com a secretária de estado de Educação, Esporte e Lazer, Marioneide Angélica Kliemaschewsk, nesta quarta-feira (22.08), às 16 horas, na Seduc/MT, no Centro Político Administrativo, em Cuiabá, para debater em audiência as pautas de reivindicação da categoria. Serão encaminhadas questões administrativas educacionais, valorização profissional, gestão democrática e infraestrutura das escolas de Mato Grosso.

No documento de solicitação encaminhado antecipadamente foram elencados os seguintes pontos: informações sobre Concurso Público, pontuando número de total de vagas remanescentes para novas posses e o número oficial de profissionais que tomaram posse; Organização Curricular, destacando BNCC e Organização Curricular do Ensino Fundamental; Repasse Financeiro e condições de trabalho nas escolas; Organização do Processo de Atribuição de Aulas/Salas para 2019; suspensão do Desconto Previdenciário para cargos de Dedicação Exclusiva; Pagamento de Hora-Atividade para professores interinos; encaminhamento  sobre Conferência de Gestão Democrática, Eleições Escolares para assessores pedagógicos, Diretores/as, e Conselhos Deliberativos da Comunidade Escolar.

Para além dos temas apresentados no ofício encaminhado em 8 de agosto, o Sintep/MT exigirá esclarecimentos sobre Nota Técnica (009/2018) emitida pela Seduc-MT para as escolas, que proíbe a contratação de substitutos no período eleitoral. A cobrança foi provocada durante o Conselho de Representantes do Sintep/MT, dia 18 e 19 de agosto, quando 105 municípios representados aprovaram agenda de resistência à Nota.

Nos encaminhamentos ficaram deliberados paralisação das atividades nas escolas em que a substituição seja inviabilizada quando houver afastamento de saúde, aposentadoria, parto ou morte, venham a ocorrer. E ainda, naquelas em que os profissionais contratados no mês de julho, deixarem vago o cargo, por não receberem salários. A orientação prossegue com convocação da comunidade escolar e protocolo de ação no Ministério Público.

Na capital, as subsedes de Cuiabá e Várzea Grande programam uma grande mobilização para sexta-feira (24.08), caso a Secretaria insista em promover o caos nas escolas, ao não assumir a responsabilidade de mantenedora da Educação.

SERVIÇO

O quê –   AUDIÊNCIA SINTEP/MT E SEDUC/MT
Quando –   DIA 22 DE AGOSTO DE 2018, QUARTA-FEIRA, ÁS 16 HORAS
Onde – SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO ESPORTE E LAZER - CENTRO POLÍTICO E ADMINISTRATIVO (AO LADO DO CENÁRIO RURAL), EM CUIABÁ.

Assessoria/Sintep-MT

Cuiabá, MT - 21/08/2018 17:54:01


Print Friendly and PDF

Exibindo: 2311-2320 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter