O Governador Mauro Mendes parece querer fazer o que seu antecessor tentou e não conseguiu: impedir a matrícula e formação de turmas de jovens e adultos para conclusão de seus estudos no Ensino Fundamental e Médio em Várzea Grande. 

São mais de 500 jovens e adultos que estão para ser matriculados no CEJA Licínio Monteiro da Silva e que já frequentavam as aulas em salas anexas na ASCAVAG, UNIVAG e no Espaço da Escola Gunnar Vingren.

As salas anexas do CEJA Licínio Monteiro – Centro de Educação de Jovens e Adultos atende a especificados de jovens e adultos que recebem formação escolar dentro do próprio local de trabalho (Ascavag e Univag) ou como sala anexa do Ceja numa escola que não funciona no período noturno, como é o caso da Escola Gunnar Vingren.

A iniciativa do Governador recém-empossado Mauro Mendes e da Secretária Marioneide Angelica Kliemaschewsk, que continua no cargo desde o governo anterior, vai prejudicar diretamente os estudantes, muitos deles próximos de concluir seus estudos no EF ou Ensino Médio, com possibilidade de buscar cursar uma faculdade ou um curso profissionalizante após a conclusão.

Reunidos na semana que passou, a maioria dos estudantes rejeitam a proposta da Seduc de buscar matricular-se em outras escolas e afirmam que irão abandonar os estudos por que não tem condições de se deslocar do trabalho para casa e para a escola, por causa dos custos.

Uma aluna de 52 anos, que depois de muito tempo retornou aos estudos, pois estava impossibilitada de estudar devido ao seu local de trabalho, lamenta a postura da Seduc em não assegurar a abertura de turmas, oferendo risco, inclusive, de perderem os professores que já vinham atuando nas salas anexas, que pela metodologia diferenciada dos CEJAs, vai trazer grande prejuízo ao aprendizado.

Outra senhora, estudante das salas anexas adianta que vai desistir de estudar, pois precisaria pegar 6 ônibus para sair de casa para ir trabalho e depois para a escola mais próxima.

CONTRADIÇÃO DA SEDUC

Segundo os estudantes que participaram da reunião, a Seduc que tenta fechar as salas anexas dos Centros de Jovens e Adultos, justo no centro que se legitima a abertura destas salas para atender demandas específicas de trabalhadores, idosos, donas de casas, empresas e escolas situadas em áreas específicas, abre salas anexas em escolas que sequer tem a metodologia dos CEJAS para trabalhar de forma diferenciada com os jovens e adultos. Uma contradição explicita que expõe a própria Seduc.

MANIFESTAÇÕES DOS ESTUDANTES À VISTA

Durante a reunião ficou acertado que a gestão da escola vai buscar a Seduc/MT para reverter a situação e, caso não seja resolvido em favor dos alunos, não está descartado mobilização das comunidades escolares na própria Seduc depois do dia 12, dia de protesto estadual na educação contra o pacote de maldades do Governador Mauro Mendes.

Sintep/VG

Ciuabá, MT - 11/02/2019 11:33:59


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