Num período em que os Planos de Educação estão sendo jogados para debaixo do tapete, a subsede do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), em Primavera do Leste, inicia a pauta de reivindicação da categoria, cobrando dos gestores respeito ao que foi elaborado como metas para a Educação Municipal, no documento coletivo.

A pauta de reivindicação entregue ao prefeito Leonardo Bortolin e a secretária municipal de Educação, Adriana Tomasoni, terça-feira (19.02), integra essa exigência e outros seis eixos; Valorização Profissional; Recursos da Educação, Condições de Trabalho (estrutura física e equipamentos), Políticas Educacionais e Gestão Democrática, Processo de Atribuição e Organização do Quadro de Pessoal e, Seguridade Social e Saúde do Trabalhador/a. Cada qual com pontos específicos sobre o tema.

Para a presidente da subsede do Sintep/Primavera, Edna Mahnic, a proximidade com a data base (maio) exige antecipação de alguns tópicos que ficaram pendentes no ano anterior. “Tivemos o percentual de correção pago em agosto de 2018, mas ficou retroativo a Maio, e exigimos que em 2019, seja implementado com base em janeiro, quando a correção do Piso Nacional é feita”, disse.

Edna lembra que Primavera é um município rico, e ainda não tiveram problemas, como ocorre na maior parte do estado, que descumprem os valores estabelecidos em Lei 11.738/2008. Contudo, chama a atenção de que a luta é contínua. “Sofremos uma espécie de congelamento de salários em gestões anteriores o que fez o valor do piso estagnar”, relata, caso contrário hoje o salário municipal estaria superior ao da rede estadual.

Conforme ela, a categoria está atenta e não está acomodada. A luta deste ano será para acompanhar o piso da rede estadual, manter a jornada e ampliar os direitos para todos os profissionais da educação, com carreira unificada.

Vale ressaltar que foi solicitado ao prefeito Leonardo Bortolin e à secretária de Educação Adriana Tomasoni um momento para a realização de uma conferência na presença dos profissionais da educação sobre os pontos abordados nesta pauta de reivindicações, organizado pela diretoria da subsede do Sintep/MT de Primavera do Leste. “Reiteramos que é de suma importância a participação da categoria neste ato de luta pelos direitos garantidos no PME”, declara a vice-presidente Lienimar de Souza Almeida.

Participaram da reunião com o executivo municipal os dirigentes do Sintep, Renato Moraes, da secretaria de  Finanças; a secretária Geral, Aldenizia Gomes de Resende; Ordalino Modesto de Carvalho, da secretária de infraestrutura; e, a representante dos aposentados professora Marilei.

Assessoria/Sintep-MT
Ciuabá, MT - 20/02/2019 18:57:17


Print Friendly and PDF

Exibindo: 181-190 de 743

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter