Os profissionais da Educação da rede municipal de Barão de Melgaço elencaram uma lista de reivindicações cobrando do Prefeito, Élvio de Souza Queiroz, o cumprimento de direitos dos trabalhadores da educação. A categoria deliberou dez dias, a partir de 20 de setembro, para a resposta oficial, antes de definirem as ações de enfrentamento aos problemas registrados no município.

Para o presidente da subsede do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público (Sintep), em Barão de Melgaço, Antônio Carlos Amorim, a situação da educação na rede municipal é de retrocesso as conquistas anteriores. Relata que a prefeitura tem atrasado os salários dos servidores da educação, não paga gratificações aos motoristas do transporte escolar, que atendem regiões de difícil acesso, a merenda escolar e o material pedagógico também estão deficitários, e as unidades escolares estão em péssimas condições estruturais.

“No início do ano encaminhamos um ofício ao prefeito onde cobrávamos a necessidade de interlocução às pautas da categoria para avançarmos numa Educação de qualidade, mas não obtivemos respostas”, relata.

O diretor regional do Sintep/MT, Baixada Cuiabana, Ricardo Assis, compareceu na Assembleia de Barão, destacando o perigo do retrocesso e da estagnação no município, a exemplo do que tem feito o prefeito de Santo Antônio de Leverger. “É preciso mobilização coletiva para lutar por direitos, evitando que também Barão seja acometida pela onda de desvalorização apresentada no estado”, disse.

Os debates foram acompanhados pelos secretários de redes municipais do Sintep/MT, Henrique Lopes, e pelo secretário adjunto de comunicação, Edevaldo José. Lopes tem participado de inúmeras reunião no estado para avaliar os Planos de Carreira nas redes municipais, e a situação financeira dos municípios. O objetivo e ajudar a categoria a desconstruir a alegação das prefeituras de falta de recursos para assegurar direitos.

Assessoria/Sintep-MT

Ciuabá, MT - 25/09/2019 10:43:24


Print Friendly and PDF

Exibindo: 141-150 de 743

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter